Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (NEURO)CIENTÍFICO ASSOCIADO AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS NA ADOLESCÊNCIA

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o que e como aprendem estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual mineira quando se envolvem nas atividades de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o uso de substâncias psicotrópicas na adolescência e suas repercussões biopsicossociais. Para tanto, foi analisado o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) durante a aplicação do primeiro momento da SEI, referente ao diálogo sobre questões sociocientíficas — questões sociais complexas, às vezes controversas, que se relacionam a temas sensíveis para a sociedade brasileira. Por meio da observação participante e de registros audiovisuais de uma atividade em grupo, percebemos a ocorrência de interações discursivas e a emergência de práticas epistêmicas, evidenciando o engajamento dos sujeitos da pesquisa em ações de produção, comunicação e avaliação do conhecimento científico escolar. Identificamos ainda evidências de apropriação do conhecimento (neuro)científico, e seu uso e/ou aplicação em outros contextos.

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