Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DO PERCURSO DO MUSEU ÀS SALAS DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92705
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 1200
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DO PERCURSO DO MUSEU ÀS SALAS DE AULA"
    "resumo" => "Esse estudo apresenta um recorte de pesquisa de monografia que teve como um dos objetivos investigar como as experiências vivenciadas em espaços não formais de educação ao longo da vida são ressignificadas por docentes em formação no contexto de uma disciplina de Licenciatura em Pedagogia. Para tanto, narrativas sobre as experiências pessoais em museus de ciências e outros espaços não formais, produzidas pela turma foram analisadas. Em uma narrativa ensaística e propositiva, o leitor é convidado a pensar sobre as relações estabelecidas com o mundo através do olhar atento no percurso museal. A presente pesquisa valoriza as experiências em espaços não formais, especialmente em museus, como profundamente formativas, atuando na constituição da subjetividade e identidade dos sujeitos e aponta a familiaridade como importante aspecto para a entrada nesses espaços. Também posiciona os ambientes formais de educação como favoráveis à formação cultural e ao desenvolvimento de uma ética-estética docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1200_TB145_06032023103354.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE XAVIER LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Aline Xavier Le"
    "autor_email" => "alinexleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92705
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 1200
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DO PERCURSO DO MUSEU ÀS SALAS DE AULA"
    "resumo" => "Esse estudo apresenta um recorte de pesquisa de monografia que teve como um dos objetivos investigar como as experiências vivenciadas em espaços não formais de educação ao longo da vida são ressignificadas por docentes em formação no contexto de uma disciplina de Licenciatura em Pedagogia. Para tanto, narrativas sobre as experiências pessoais em museus de ciências e outros espaços não formais, produzidas pela turma foram analisadas. Em uma narrativa ensaística e propositiva, o leitor é convidado a pensar sobre as relações estabelecidas com o mundo através do olhar atento no percurso museal. A presente pesquisa valoriza as experiências em espaços não formais, especialmente em museus, como profundamente formativas, atuando na constituição da subjetividade e identidade dos sujeitos e aponta a familiaridade como importante aspecto para a entrada nesses espaços. Também posiciona os ambientes formais de educação como favoráveis à formação cultural e ao desenvolvimento de uma ética-estética docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1200_TB145_06032023103354.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE XAVIER LEITE"
    "autor_nome_curto" => "Aline Xavier Le"
    "autor_email" => "alinexleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esse estudo apresenta um recorte de pesquisa de monografia que teve como um dos objetivos investigar como as experiências vivenciadas em espaços não formais de educação ao longo da vida são ressignificadas por docentes em formação no contexto de uma disciplina de Licenciatura em Pedagogia. Para tanto, narrativas sobre as experiências pessoais em museus de ciências e outros espaços não formais, produzidas pela turma foram analisadas. Em uma narrativa ensaística e propositiva, o leitor é convidado a pensar sobre as relações estabelecidas com o mundo através do olhar atento no percurso museal. A presente pesquisa valoriza as experiências em espaços não formais, especialmente em museus, como profundamente formativas, atuando na constituição da subjetividade e identidade dos sujeitos e aponta a familiaridade como importante aspecto para a entrada nesses espaços. Também posiciona os ambientes formais de educação como favoráveis à formação cultural e ao desenvolvimento de uma ética-estética docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.