Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

ASPECTOS HISTÓRICOS DE PROBLEMAS LÚDICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA PRIMEIRA FASE DO SECUNDÁRIO

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 927
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS DE PROBLEMAS LÚDICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA PRIMEIRA FASE DO SECUNDÁRIO"
    "resumo" => "Este artigo expõe pesquisa em desenvolvimento que tem como principal objetivo investigar aspectos históricos de problema lúdicos em livros didáticos no ensino da matemática escolar na 1º fase do secundário. Primeiramente, através de uma breve introdução, explicitamos algumas fontes que nos instigaram a desenvolver esta investigação. A seguir, apresentamos os nossos principais aportes teóricos que possibilitarão desenvolver a análise em torno dos dados que forem levantados: André Chervel, desenvolvedor do campo da história das disciplinas escolares; e Alain Choppin, que trata dos livros e das edições didáticas. Ao final, discutimos algumas perspectivas de análise que nos ajudarão a obter aspectos referentes ao uso destes problemas em livros didáticos produzidos no século XIX."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a4a5dd9d86d52151cc1883c4de722643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS SOUZA PARDIM"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 927
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS DE PROBLEMAS LÚDICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA PRIMEIRA FASE DO SECUNDÁRIO"
    "resumo" => "Este artigo expõe pesquisa em desenvolvimento que tem como principal objetivo investigar aspectos históricos de problema lúdicos em livros didáticos no ensino da matemática escolar na 1º fase do secundário. Primeiramente, através de uma breve introdução, explicitamos algumas fontes que nos instigaram a desenvolver esta investigação. A seguir, apresentamos os nossos principais aportes teóricos que possibilitarão desenvolver a análise em torno dos dados que forem levantados: André Chervel, desenvolvedor do campo da história das disciplinas escolares; e Alain Choppin, que trata dos livros e das edições didáticas. Ao final, discutimos algumas perspectivas de análise que nos ajudarão a obter aspectos referentes ao uso destes problemas em livros didáticos produzidos no século XIX."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "a4a5dd9d86d52151cc1883c4de722643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS SOUZA PARDIM"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Este artigo expõe pesquisa em desenvolvimento que tem como principal objetivo investigar aspectos históricos de problema lúdicos em livros didáticos no ensino da matemática escolar na 1º fase do secundário. Primeiramente, através de uma breve introdução, explicitamos algumas fontes que nos instigaram a desenvolver esta investigação. A seguir, apresentamos os nossos principais aportes teóricos que possibilitarão desenvolver a análise em torno dos dados que forem levantados: André Chervel, desenvolvedor do campo da história das disciplinas escolares; e Alain Choppin, que trata dos livros e das edições didáticas. Ao final, discutimos algumas perspectivas de análise que nos ajudarão a obter aspectos referentes ao uso destes problemas em livros didáticos produzidos no século XIX.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.