A discussão sobre abordagem de temas, questões sociocientíficas (QSC) e sua inserção no Ensino de Ciências tem sido crescente nos últimos anos, assim, como objetivo buscamos investigar e discutir a natureza de trabalhos desenvolvidos com Tema Gerador e QSC e o foco temático relacionado a aspectos/questões socioambientais. Buscou-se nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Encontro Nacional de Ensino de Biologia, considerando os últimos vinte anos (2001-2021), a partir dos termos Questão(ões), Tema(s), Aspecto(s) e Sociocientífica(o) e suas variações. Foram selecionados 200 trabalhos e constatou-se que a maioria trata sobre a compreensão de estudantes, seguida de formação de professores e prática de ensino efetivada. O foco temático dos temas abordados vincula-se à Ecologia, em especial o tema “agrotóxicos”, e ainda a Processos bioquímicos e Geração de energia. Pretende-se ampliar a busca em eventos da área, bem como explicitar sujeitos envolvidos em pesquisas desse tipo.