O presente artigo trata de uma pesquisa em andamento relacionada à utilização e o uso das tecnologias digitais. De forma mais específica, são analisados os desafios e os modos de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por professores e sobre a inclusão dessa temática nas aulas de matemática. De posse de levantamentos bibliográficos realizados sobre o uso e exploração das TDICs no cenário educacional fundamentamos a nossa pesquisa. O presente trabalho apresenta uma metodologia em fase de desenvolvimento que tem a finalidade de pesquisar e analisar como está sendo o trabalho do professor com relação ao uso dessas tecnologias, além de investigar o comportamento dos alunos diante desse novo desafio. Os resultados preliminares observados demonstraram pouca utilização das TDICs em sala de aula com os alunos, falta de suporte técnico durante a utilização dos equipamentos, laboratórios de informática com limitações, despreparo por parte do professor para o uso de prática de ensino e pouca orientação sobre o uso dessa metodologia. Visando colaborar com o melhor uso das TDICs no ensino dos conteúdos escolares, ao final da nossa pesquisa pretendemos apontar algumas sugestões de atividades práticas com essa finalidade que enriqueçam as discussões acerca dessa temática.