O SENTIMENTO DE ESVAZIAMENTO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2021 NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92575 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O SENTIMENTO DE ESVAZIAMENTO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2021 NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo propõe relatar e compartilhar a experiência da Programa Residência Pedagógica (PRP) nas turmas de ensino médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará, no semestre 2023.1, em Fortaleza/CE. O papel do PRP nas escolas é fundamental para a aproximação e construção do diálogo entre Universidade e escola, além da contribuição com o vínculo entre teoria e prática. Nesse sentido, a partir da observação que foi realizada no primeiro semestre, no Liceu do Ceará os docentes e discentes descreveram as sensações que a Reforma do Novo Ensino Médio causou em todo o corpo escolar. Com o auxílio do Documento Curricular Refenrencial do Ceará (DCRC), o livro didático Identidade em ação e a obra Ensino de Sociologia: currículo, metodologia e formação de professores (OLIVEIRA et al, 2011) realizamos um exercício de reflexão acerca dos impactos relatados pelo corpo estudantil, corpo docente e a gestão. Para além dessas questões, analisamos a infraestrutura da escola que não segue os padroes estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o que distancia a teoria da prática, prática esta proposta pelo novo modelo de ensino médio, o que de certa forma faz necessário com que o livro didático seja o acesso mais democrático aos conteúdos e temas sociológicos. Além disso, tais problemáticas são fenômenos sociais presentes na escola e, ao não abordá-las reflexivamente, corre-se o risco de reforçar seu papel de agente reprodutor dessas desigualdades. Portanto, a proposta deste trabalho é compreender os aspectos que impactam o ensino-aprendizagem dos estudantes após as transformações propostas pelo novo ensino médio no PNLD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID657_TB260_19062023235212.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVY BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LEVY" "autor_email" => "levybarbosa262@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92575 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O SENTIMENTO DE ESVAZIAMENTO DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/2021 NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo propõe relatar e compartilhar a experiência da Programa Residência Pedagógica (PRP) nas turmas de ensino médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará, no semestre 2023.1, em Fortaleza/CE. O papel do PRP nas escolas é fundamental para a aproximação e construção do diálogo entre Universidade e escola, além da contribuição com o vínculo entre teoria e prática. Nesse sentido, a partir da observação que foi realizada no primeiro semestre, no Liceu do Ceará os docentes e discentes descreveram as sensações que a Reforma do Novo Ensino Médio causou em todo o corpo escolar. Com o auxílio do Documento Curricular Refenrencial do Ceará (DCRC), o livro didático Identidade em ação e a obra Ensino de Sociologia: currículo, metodologia e formação de professores (OLIVEIRA et al, 2011) realizamos um exercício de reflexão acerca dos impactos relatados pelo corpo estudantil, corpo docente e a gestão. Para além dessas questões, analisamos a infraestrutura da escola que não segue os padroes estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o que distancia a teoria da prática, prática esta proposta pelo novo modelo de ensino médio, o que de certa forma faz necessário com que o livro didático seja o acesso mais democrático aos conteúdos e temas sociológicos. Além disso, tais problemáticas são fenômenos sociais presentes na escola e, ao não abordá-las reflexivamente, corre-se o risco de reforçar seu papel de agente reprodutor dessas desigualdades. Portanto, a proposta deste trabalho é compreender os aspectos que impactam o ensino-aprendizagem dos estudantes após as transformações propostas pelo novo ensino médio no PNLD." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID657_TB260_19062023235212.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVY BARBOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LEVY" "autor_email" => "levybarbosa262@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }