LEIS DE AMPARO A ALUNOS COM BAIXA VISÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92501 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "LEIS DE AMPARO A ALUNOS COM BAIXA VISÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Desde a década de 60, o movimento das pessoas com deficiência luta por acessibilidade e inclusão em diversos setores da sociedade. A baixa visão, um nível de deficiência visual, representa um desafio na educação superior quanto à acessibilidade em sala de aula, materiais didáticos e permanência no curso. O artigo investiga a percepção dos estudantes com baixa visão sobre acessibilidade universitária e leis garantidoras, sem entrevistas. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, abrangendo legislação sobre acessibilidade para deficientes visuais e estudos em contexto universitário, além de análise de documentos e relatórios governamentais e não governamentais sobre acessibilidade na educação superior, sendo assim, metodologia empregada é qualitativa, exploratória e descritiva, baseada em revisão de literatura e análise documental. Os resultados mostram que, mesmo com leis e normas garantindo acessibilidade e inclusão de deficientes visuais na universidade, a implementação ainda é insuficiente, e muitos desafios persistem. O estudo destaca a necessidade de investimento em políticas de inclusão e acessibilidade por parte das instituições de ensino superior, garantindo recursos e serviços essenciais ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com baixa visão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID756_TB171_27052023155923.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILENE DA SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "JACILENE" "autor_email" => "jacy.msc100@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92501 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "LEIS DE AMPARO A ALUNOS COM BAIXA VISÃO E ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Desde a década de 60, o movimento das pessoas com deficiência luta por acessibilidade e inclusão em diversos setores da sociedade. A baixa visão, um nível de deficiência visual, representa um desafio na educação superior quanto à acessibilidade em sala de aula, materiais didáticos e permanência no curso. O artigo investiga a percepção dos estudantes com baixa visão sobre acessibilidade universitária e leis garantidoras, sem entrevistas. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, abrangendo legislação sobre acessibilidade para deficientes visuais e estudos em contexto universitário, além de análise de documentos e relatórios governamentais e não governamentais sobre acessibilidade na educação superior, sendo assim, metodologia empregada é qualitativa, exploratória e descritiva, baseada em revisão de literatura e análise documental. Os resultados mostram que, mesmo com leis e normas garantindo acessibilidade e inclusão de deficientes visuais na universidade, a implementação ainda é insuficiente, e muitos desafios persistem. O estudo destaca a necessidade de investimento em políticas de inclusão e acessibilidade por parte das instituições de ensino superior, garantindo recursos e serviços essenciais ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com baixa visão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID756_TB171_27052023155923.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILENE DA SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "JACILENE" "autor_email" => "jacy.msc100@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }