AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92470 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM" "resumo" => "O presente artigo compõe um trabalho de pesquisa ainda em andamento que visa analisar a manifestação do caráter estrutural das desigualdades de gênero, em particular no campo científico e educacional, a partir da análise das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Aqui, pretendemos apresentar os primeiros resultados encontrados, de modo a estimular o debate e delinear horizontes possíveis para os desdobramentos da pesquisa. Vamos trabalhar com a distribuição das autorias das referências bibliográficas citadas nas questões das provas de Ciências Humanas do ENEM (2009 - 2021). Os dados indicam uma diferença substancial na presença de homens e mulheres nos textos introdutórios de cada um dos itens. O texto está organizado da seguinte maneira: uma contextualização do histórico de trabalho que analisa a relação entre o ensino de sociologia e o ENEM; seguida da descrição da metodologia aplicada, junto a uma reconstrução do percurso percorrido para chegar especificamente a esta reflexão sobre desigualdades de gênero; por conseguinte, a apresentação dos dados coletados, com comentários; e, por fim, mas não menos importante, discussão de hipóteses e caminhos análíticos a serem seguidos a partir dessas evidências, com destaque para a relação com o currículo da disciplina sociologia: será que essa ausência de autoras reflete um currículo da disciplina na educação básica construído a partir de um pensamento sociológico eminentemente masculino?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID800_TB126_10042023215952.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO OLIVEIRA LIMA MATIOLLI" "autor_nome_curto" => "THIAGO MATIOLLI" "autor_email" => "thiagoolmatiolli@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92470 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM" "resumo" => "O presente artigo compõe um trabalho de pesquisa ainda em andamento que visa analisar a manifestação do caráter estrutural das desigualdades de gênero, em particular no campo científico e educacional, a partir da análise das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Aqui, pretendemos apresentar os primeiros resultados encontrados, de modo a estimular o debate e delinear horizontes possíveis para os desdobramentos da pesquisa. Vamos trabalhar com a distribuição das autorias das referências bibliográficas citadas nas questões das provas de Ciências Humanas do ENEM (2009 - 2021). Os dados indicam uma diferença substancial na presença de homens e mulheres nos textos introdutórios de cada um dos itens. O texto está organizado da seguinte maneira: uma contextualização do histórico de trabalho que analisa a relação entre o ensino de sociologia e o ENEM; seguida da descrição da metodologia aplicada, junto a uma reconstrução do percurso percorrido para chegar especificamente a esta reflexão sobre desigualdades de gênero; por conseguinte, a apresentação dos dados coletados, com comentários; e, por fim, mas não menos importante, discussão de hipóteses e caminhos análíticos a serem seguidos a partir dessas evidências, com destaque para a relação com o currículo da disciplina sociologia: será que essa ausência de autoras reflete um currículo da disciplina na educação básica construído a partir de um pensamento sociológico eminentemente masculino?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01: RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID800_TB126_10042023215952.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO OLIVEIRA LIMA MATIOLLI" "autor_nome_curto" => "THIAGO MATIOLLI" "autor_email" => "thiagoolmatiolli@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }