Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ENSINO DE SOCIOLOGIA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PÓS BNCC

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Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Em 2022, por intermédio do endereço eletrônico novoensinomedio.educacao.rj.gov.br, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ) publicou instrumentos que norteiam a implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual: Diretrizes Curriculares, Legislação e que a embasa, Catálogo de Eletivas e a Organização dos Itinerários. Como parte do procedimento de implantação da Base Nacional Comum Curricular nas unidades da federação, tais documentos estabelecem o modo como o Novo Ensino Médio é implementado em escolas do estado do Rio de Janeiro, ao passo que orientam a ação de professores, gestores e as escolhas de itinerários por parte dos alunos dada a implementação do Novo Ensino Médio. Tendo em vista as lutas pelo estabelecimento do currículo estadual, considerando que o papel de estudantes jovens na Educação Básica é afetado pela forma como os estados se apropriaram da BNCC, adaptando suas políticas curriculares, o objetivo deste trabalho é identificar como a Sociologia está inserida nas diretrizes curriculares estaduais no estado do Rio de Janeiro, seja como componente curricular obrigatório do núcleo comum seja na parte diversificada do currículo. Para tanto, serão analisados documentos referenciais curriculares oficiais do Novo Ensino Médio, tal como proposto para escolas da rede pública estadual no estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC - RJ).

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