O currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento. Ao mesmo tempo em que é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria esta cultura projetando a cultura organizacional que se deseja visando à intervenção e transformação da realidade. O conhecimento dos professores pode ser compreendido como um conjunto de concepções epistemológicas, que são “concepções globais, preferências pessoais, conjuntos completos de argumentações, coerentemente explicitadas, ordenadas ou não, com/sem uma estrutura hierarquizada entre os diferentes elementos que as compõem“. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os saberes e práticas de professores no processo de ensino e aprendizagem. O levantamento de dados ocorreu com aplicação de questionário contendo perguntas que enfocam os conteúdos abordados, utilização do livro didático, do laboratório, relação com o cotidiano ou temas atuais, a história da Química, o planejamento anual, a preparação das aulas, entrevista, observação e gravação de aulas. De acordo com os resultados observou-se que os professores de química desta escola possuem um elevado potencial de criatividade e iniciativa. Quanto a posturas inovadoras no ensino de química verificou-se que desenvolvem aulas interdisciplinas e contextualizadas, considerando o cotidiano dos alunos, buscando relacionar os conteúdos do livro didático a fenômenos e fatores do dia-a-dia. A prática docente é uma ferramenta fundamental no ensino de química, contribuindo efetivamente para a inter-relação entre os conteúdos e para facilitação da aprendizagem.