DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO E DO CONTROLE DA ATIVIDADE DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92400 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 318 "titulo" => "DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO E DO CONTROLE DA ATIVIDADE DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ" "resumo" => "O artigo considera os agenciamentos e mediações sociotécnicas no âmbito escolar, em relação ao uso dos aplicativos e do software para medição de desempenho educacional (Power Bi), implantados pelo governo do estado do Paraná no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ensino híbrido, decorrente da pandemia de Covid-19, que repercutiram em um maior controle do trabalho docente e continuam em uso até o presente momento, interferindo e modificando as práticas docentes. A metodologia será pautada na pesquisa de análise documental. As informações e os dados coletados através do Power Bi serão problematizados à luz da literatura pertinente, no intuito de compreender as particularidades da situação política e institucional do período pós-pandêmico, bem como de descrever as estratégias adotadas pelos governantes, ancorada nas políticas de accountability e tecnologia, que repercutiram em um maior controle da atividade docente. Conjectura-se que este modelo de gestão escolar adotado pelo governo do estado, baseado nas políticas de accountability, pautado em: metas, resultados, incentivo à competição, mérito individual e criação de rankings de desempenho, está levando os docentes responderem por exigências além da sua formação, acentuando o mal-estar docente frente à nova demanda de atividades e das cobranças para atingirem as metas e índices estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID318_TB29_02042023192845.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISLAINE MARA DA SILVA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "LISLAINE" "autor_email" => "lislaineguimaraes@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92400 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 318 "titulo" => "DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS: UMA ANÁLISE DO USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO E DO CONTROLE DA ATIVIDADE DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ" "resumo" => "O artigo considera os agenciamentos e mediações sociotécnicas no âmbito escolar, em relação ao uso dos aplicativos e do software para medição de desempenho educacional (Power Bi), implantados pelo governo do estado do Paraná no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ensino híbrido, decorrente da pandemia de Covid-19, que repercutiram em um maior controle do trabalho docente e continuam em uso até o presente momento, interferindo e modificando as práticas docentes. A metodologia será pautada na pesquisa de análise documental. As informações e os dados coletados através do Power Bi serão problematizados à luz da literatura pertinente, no intuito de compreender as particularidades da situação política e institucional do período pós-pandêmico, bem como de descrever as estratégias adotadas pelos governantes, ancorada nas políticas de accountability e tecnologia, que repercutiram em um maior controle da atividade docente. Conjectura-se que este modelo de gestão escolar adotado pelo governo do estado, baseado nas políticas de accountability, pautado em: metas, resultados, incentivo à competição, mérito individual e criação de rankings de desempenho, está levando os docentes responderem por exigências além da sua formação, acentuando o mal-estar docente frente à nova demanda de atividades e das cobranças para atingirem as metas e índices estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID318_TB29_02042023192845.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISLAINE MARA DA SILVA GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "LISLAINE" "autor_email" => "lislaineguimaraes@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }