Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos
0 of 0
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92610 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 628 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB" "resumo" => "O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula.O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA" "idioma" => null "arquivo" => "653a6ee92b3d8_26102023105137.pdf" "created_at" => "2023-10-26 10:51:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUDILENE BARBOZA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAUDILENE" "autor_email" => "laudilenecg@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92610 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 628 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB" "resumo" => "O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula.O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA" "idioma" => null "arquivo" => "653a6ee92b3d8_26102023105137.pdf" "created_at" => "2023-10-26 10:51:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUDILENE BARBOZA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAUDILENE" "autor_email" => "laudilenecg@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.