Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

“DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DAS JUVENTUDES”: O COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO E SUAS POSSIBILIDADES DE APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92510
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "“DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DAS JUVENTUDES”: O COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO E SUAS POSSIBILIDADES DE APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS"
    "resumo" => "O objetivo do trabalho é apresentar o conjunto de decisões e estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolver a disciplina eletiva “Diálogos Contemporâneos das Juventudes” do Novo Ensino Médio (NEM) do currículo da rede estadual de Santa Catarina. Em um contexto de reestruturação curricular, mudanças na configuração das disciplinas do Ensino Médio, alterações de carga horária e formato, esta foi uma das disciplinas da parte optativa do currículo a serem ministradas por professores da área de Ciências Humanas. Assim, este trabalho pretende sintetizar as decisões sobre conteúdos, metodologias, dinâmicas e avaliações do componente curricular, a fim de estabelecer um diálogo a respeito dos movimentos necessários para adaptação às novas estruturas curriculares, sem perder de vista os objetos do conhecimento da Sociologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID105_TB182_01052023181834.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "valwsp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92510
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "“DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS DAS JUVENTUDES”: O COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO E SUAS POSSIBILIDADES DE APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS"
    "resumo" => "O objetivo do trabalho é apresentar o conjunto de decisões e estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolver a disciplina eletiva “Diálogos Contemporâneos das Juventudes” do Novo Ensino Médio (NEM) do currículo da rede estadual de Santa Catarina. Em um contexto de reestruturação curricular, mudanças na configuração das disciplinas do Ensino Médio, alterações de carga horária e formato, esta foi uma das disciplinas da parte optativa do currículo a serem ministradas por professores da área de Ciências Humanas. Assim, este trabalho pretende sintetizar as decisões sobre conteúdos, metodologias, dinâmicas e avaliações do componente curricular, a fim de estabelecer um diálogo a respeito dos movimentos necessários para adaptação às novas estruturas curriculares, sem perder de vista os objetos do conhecimento da Sociologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID105_TB182_01052023181834.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUZA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "valwsp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar o conjunto de decisões e estratégias pedagógicas utilizadas para desenvolver a disciplina eletiva “Diálogos Contemporâneos das Juventudes” do Novo Ensino Médio (NEM) do currículo da rede estadual de Santa Catarina. Em um contexto de reestruturação curricular, mudanças na configuração das disciplinas do Ensino Médio, alterações de carga horária e formato, esta foi uma das disciplinas da parte optativa do currículo a serem ministradas por professores da área de Ciências Humanas. Assim, este trabalho pretende sintetizar as decisões sobre conteúdos, metodologias, dinâmicas e avaliações do componente curricular, a fim de estabelecer um diálogo a respeito dos movimentos necessários para adaptação às novas estruturas curriculares, sem perder de vista os objetos do conhecimento da Sociologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.