Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ENSINO DE SOCIOLOGIA, EXTENSÃO E O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS: O CASO DAS AÇÕES DO LENPES/UEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92569
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 252
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EXTENSÃO E O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS: O CASO DAS AÇÕES DO LENPES/UEL"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGSOC), da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Trata-se de uma parte da pesquisa, realizada com o objetivo de promover uma análise aprofundada das atividades do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (LENPES), do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir da Sociologia da Experiência, de François Dubet (1996). O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, a ser apresentado neste evento, o objetivo é explicar como funciona o Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que as ações extensionistas realizadas por esse Laboratório (Projeto), produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, à medida em que propiciam, de inúmeras maneiras, uma formação mais consolidada, contribuindo para que o formando edifique sua carreira na área, seja prestando concursos, seja ingressando em programas de pós, entre outras possibilidades. Embora haja alguns trabalhos que tratem de temáticas relacionadas aos currículos dos cursos de Ciências Sociais, que tratem do ensino de sociologia, ou, ainda, de temáticas relacionados aos laboratórios e aos currículos, essa pesquisa distingue-se em virtude do olhar e da abordagem que realiza. Neste, a ênfase recai sobre os indivíduos (agentes) envolvidos nas inúmeras atividades realizadas pelo LENPES, sejam ações de formação inicial ou de formação continuada implementadas por esse Laboratório, além das estratégias de ações e articulações que estabelecem e ressignificam as diversas instâncias – políticas, educacionais, econômicas, jurídicas etc – que afetam, em maiores ou menores proporções – suas existências e interferem na forma como determinam suas ações. A escolha pelo LENPES como laboratório para a realização dessa investigação, justifica-se por várias condições, expostas a seguir. O LENPES é um projeto que foi criado por iniciativa de docentes envolvidos/as com as atividades de formação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL, e atualmente está cadastrado internamente como Projeto de Pesquisa em Ensino, na modalidade de Programa de Formação Completar, tendo suas atividades atuais iniciadas em 2018, com duração indeterminada. Nesse contexto, em primeiro lugar, é importante destacar que o LENPES atual é fruto de um processo anterior, em curso no Departamento de Ciências Sociais desde os anos 1990 – através de projetos de extensão, projetos de pesquisa e atividades envolvendo as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina) –, cujas atividades desde o início, evidenciaram o compromisso do trabalho dos/as docentes do departamento, preocupados e expressivamente envolvidos com o fortalecimento da Sociologia também enquanto disciplina escolar. Tais atividades são, em grande medida, responsáveis pelo pioneirismo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL na área de ensino de Sociologia, o que o tornou reconhecido no país por sua extensa e diversificada produção na área. DESENVOLVIMENTO/REFERENCIAL TEÓRICO A pesquisa aqui destacada, articula múltiplas questões, imprescindíveis para a compreensão da temática proposta. Nesse sentido, aborda-se assuntos tais como: a questão dos currículos dos cursos de Ciências Sociais; a formação de professores de sociologia; a problemática da dicotomia formação para o ensino x formação para a pesquisa; a importância do estágio para a formação de professores/as; os campos e agentes envolvidos no ensino de sociologia – o campo das ciências sociais; o campo da educação; o campo político – entre outras temáticas mais detalhadamente desenvolvidas na pesquisa. No que se refere ao ensino de sociologia, conforme Heloisa Martins e Ileizi L. Fiorelli Silva afirmam na apresentação do Dossiê: Ciências Sociais e Ensino de Sociologia, publicado em 2014 pela Revista Brasileira de Sociologia periódico da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) Todos aqueles que se envolveram na luta pela volta da sociologia nas escolas de nível médio sabem que há muito a ser feito para que o ensino da disciplina seja legitimado e demonstre o seu papel na formação das novas gerações (MARTINS; SILVA, 2014, p 5). Elas estão afirmando que, apesar de termos conseguido a volta da Sociologia aos currículos do ensino médio, ainda tínhamos consciência sobre o “muito a ser feito” para que esta ciência fosse legitimada enquanto conteúdo escolar e tivesse sua importância reconhecida “na formação das novas gerações”. É imprescindível ressaltar, ainda, as mudanças significativas que vêm sendo implementadas na legislação educacional, que, entre outras, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), implantou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, alterando a estruturação e distribuição dos conteúdos, mas matrizes dos vários níveis de ensino. É nesse contexto complexo e desafiador que se insere essa pesquisa, que considera significativas as experiências sociais dos envolvidos nos laboratórios de ensino de sociologia, com destaque para o LENPES. METODOLOGIA (OU MATERIAIS E MÉTODOS) A Sociologia da experiência é o principal referencial teórico e metodológico desta pesquisa. A ela, agreguei a pesquisa documental, com o objetivo de analisar detalhadamente os muitos documentos que registram as produções ligadas ao Lenpes, a seus colaboradores, e ao ensino de sociologia, enfim. Em outras palavras, a proposta metodológica central dessa pesquisa é realizar uma Sociologia da Experiência (DUBET, 1996), usando os conceitos de experiência social; ação social; ator social; sistema social; conflito social. A sociologia da experiência social só pode ser uma sociologia dos atores. Ela estuda representações, emoções, condutas e as maneiras como os atores as explicam. Ela é uma sociologia da subjetividade cujos objetos práticos, dados pelas categorias sociais banais, tem todas as probabilidades de surgirem como problemas sociais (...) (DUBET, 1996, p. 262-263). Nesse sentido, as ações dos indivíduos envolvidos no LENPES são fundamentais para a análise da sociologia da experiência, que enfatiza a relação das subjetividades diante das diferentes lógicas nas quais os agentes/atores estão inseridos e com as quais necessitam lidar cotidianamente para tomarem as decisões pertinentes. De acordo com Dubet, as escolhas metodológicas são fundamentais para a concretização de toda e qualquer pesquisa. Ele afirma que o verdadeiro alcance de um quadro conceptual só se realiza através das escolhas metodológicas. Estas marcam os limites de um projecto teórico porque o método escolhido não é ‘universal’ e não pode ser adequado ao conjunto de objectos sociológicos (...). Nisto, este método pode e deve ser associado a outras escolhas (DUBET, 1996, p. 230). Portanto, Dubet afirma, por um lado, que as escolhas metodológicas são cruciais para as pesquisas, e, por outro, que seu método deve ser combinado a outras estratégias metodológicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa está em curso e os resultados apresentados são parciais. Nesse sentido, o que se pode afirmar é que as ações de formação realizadas pelas pessoas que participam do Lenpes, bem como pelos projetos ligados ao ensino, que o antecederam, produzem significativos efeitos em termos de potencialização do processo formativo. Atualmente coordenado pela professora Ileizi L. Fiorelli Silva, o LENPES tem promovido inúmeras atividades através de parcerias: com as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Londrina; com a área de Metodologia e prática de ensino; com o Pibid, com a Residência Pedagógica, com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – NEAB; com a CUIA – Comissão Universidade para os Índios; Colegiados de História e de Educação Fisica/Licenciatura; Laboratório de Estudos e Cultura Afro-Brasileira e Africana - LEAFRO; Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC/PROGRAD; Serviço de Bem-Estar da Comunidade - SEBEC; Comissão de Recepção do Ingressante do CLCH; LAI/EDU (Laboratório dos Anos Iniciais: Ensino, Pesquisa e Extensão). São atividades diversas, constantemente realizadas pelo Lenpes, articuladas às ações do currículo do curso, que constituem-se em experiências significativas, através das quais agentes, contextos e instâncias, são ressignificados, enriquecendo a formação dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID418_TB252_19062023224548.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DE FATIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92569
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 252
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, EXTENSÃO E O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS: O CASO DAS AÇÕES DO LENPES/UEL"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGSOC), da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Trata-se de uma parte da pesquisa, realizada com o objetivo de promover uma análise aprofundada das atividades do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (LENPES), do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir da Sociologia da Experiência, de François Dubet (1996). O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, a ser apresentado neste evento, o objetivo é explicar como funciona o Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que as ações extensionistas realizadas por esse Laboratório (Projeto), produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, à medida em que propiciam, de inúmeras maneiras, uma formação mais consolidada, contribuindo para que o formando edifique sua carreira na área, seja prestando concursos, seja ingressando em programas de pós, entre outras possibilidades. Embora haja alguns trabalhos que tratem de temáticas relacionadas aos currículos dos cursos de Ciências Sociais, que tratem do ensino de sociologia, ou, ainda, de temáticas relacionados aos laboratórios e aos currículos, essa pesquisa distingue-se em virtude do olhar e da abordagem que realiza. Neste, a ênfase recai sobre os indivíduos (agentes) envolvidos nas inúmeras atividades realizadas pelo LENPES, sejam ações de formação inicial ou de formação continuada implementadas por esse Laboratório, além das estratégias de ações e articulações que estabelecem e ressignificam as diversas instâncias – políticas, educacionais, econômicas, jurídicas etc – que afetam, em maiores ou menores proporções – suas existências e interferem na forma como determinam suas ações. A escolha pelo LENPES como laboratório para a realização dessa investigação, justifica-se por várias condições, expostas a seguir. O LENPES é um projeto que foi criado por iniciativa de docentes envolvidos/as com as atividades de formação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL, e atualmente está cadastrado internamente como Projeto de Pesquisa em Ensino, na modalidade de Programa de Formação Completar, tendo suas atividades atuais iniciadas em 2018, com duração indeterminada. Nesse contexto, em primeiro lugar, é importante destacar que o LENPES atual é fruto de um processo anterior, em curso no Departamento de Ciências Sociais desde os anos 1990 – através de projetos de extensão, projetos de pesquisa e atividades envolvendo as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina) –, cujas atividades desde o início, evidenciaram o compromisso do trabalho dos/as docentes do departamento, preocupados e expressivamente envolvidos com o fortalecimento da Sociologia também enquanto disciplina escolar. Tais atividades são, em grande medida, responsáveis pelo pioneirismo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL na área de ensino de Sociologia, o que o tornou reconhecido no país por sua extensa e diversificada produção na área. DESENVOLVIMENTO/REFERENCIAL TEÓRICO A pesquisa aqui destacada, articula múltiplas questões, imprescindíveis para a compreensão da temática proposta. Nesse sentido, aborda-se assuntos tais como: a questão dos currículos dos cursos de Ciências Sociais; a formação de professores de sociologia; a problemática da dicotomia formação para o ensino x formação para a pesquisa; a importância do estágio para a formação de professores/as; os campos e agentes envolvidos no ensino de sociologia – o campo das ciências sociais; o campo da educação; o campo político – entre outras temáticas mais detalhadamente desenvolvidas na pesquisa. No que se refere ao ensino de sociologia, conforme Heloisa Martins e Ileizi L. Fiorelli Silva afirmam na apresentação do Dossiê: Ciências Sociais e Ensino de Sociologia, publicado em 2014 pela Revista Brasileira de Sociologia periódico da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) Todos aqueles que se envolveram na luta pela volta da sociologia nas escolas de nível médio sabem que há muito a ser feito para que o ensino da disciplina seja legitimado e demonstre o seu papel na formação das novas gerações (MARTINS; SILVA, 2014, p 5). Elas estão afirmando que, apesar de termos conseguido a volta da Sociologia aos currículos do ensino médio, ainda tínhamos consciência sobre o “muito a ser feito” para que esta ciência fosse legitimada enquanto conteúdo escolar e tivesse sua importância reconhecida “na formação das novas gerações”. É imprescindível ressaltar, ainda, as mudanças significativas que vêm sendo implementadas na legislação educacional, que, entre outras, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), implantou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, alterando a estruturação e distribuição dos conteúdos, mas matrizes dos vários níveis de ensino. É nesse contexto complexo e desafiador que se insere essa pesquisa, que considera significativas as experiências sociais dos envolvidos nos laboratórios de ensino de sociologia, com destaque para o LENPES. METODOLOGIA (OU MATERIAIS E MÉTODOS) A Sociologia da experiência é o principal referencial teórico e metodológico desta pesquisa. A ela, agreguei a pesquisa documental, com o objetivo de analisar detalhadamente os muitos documentos que registram as produções ligadas ao Lenpes, a seus colaboradores, e ao ensino de sociologia, enfim. Em outras palavras, a proposta metodológica central dessa pesquisa é realizar uma Sociologia da Experiência (DUBET, 1996), usando os conceitos de experiência social; ação social; ator social; sistema social; conflito social. A sociologia da experiência social só pode ser uma sociologia dos atores. Ela estuda representações, emoções, condutas e as maneiras como os atores as explicam. Ela é uma sociologia da subjetividade cujos objetos práticos, dados pelas categorias sociais banais, tem todas as probabilidades de surgirem como problemas sociais (...) (DUBET, 1996, p. 262-263). Nesse sentido, as ações dos indivíduos envolvidos no LENPES são fundamentais para a análise da sociologia da experiência, que enfatiza a relação das subjetividades diante das diferentes lógicas nas quais os agentes/atores estão inseridos e com as quais necessitam lidar cotidianamente para tomarem as decisões pertinentes. De acordo com Dubet, as escolhas metodológicas são fundamentais para a concretização de toda e qualquer pesquisa. Ele afirma que o verdadeiro alcance de um quadro conceptual só se realiza através das escolhas metodológicas. Estas marcam os limites de um projecto teórico porque o método escolhido não é ‘universal’ e não pode ser adequado ao conjunto de objectos sociológicos (...). Nisto, este método pode e deve ser associado a outras escolhas (DUBET, 1996, p. 230). Portanto, Dubet afirma, por um lado, que as escolhas metodológicas são cruciais para as pesquisas, e, por outro, que seu método deve ser combinado a outras estratégias metodológicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa está em curso e os resultados apresentados são parciais. Nesse sentido, o que se pode afirmar é que as ações de formação realizadas pelas pessoas que participam do Lenpes, bem como pelos projetos ligados ao ensino, que o antecederam, produzem significativos efeitos em termos de potencialização do processo formativo. Atualmente coordenado pela professora Ileizi L. Fiorelli Silva, o LENPES tem promovido inúmeras atividades através de parcerias: com as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Londrina; com a área de Metodologia e prática de ensino; com o Pibid, com a Residência Pedagógica, com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – NEAB; com a CUIA – Comissão Universidade para os Índios; Colegiados de História e de Educação Fisica/Licenciatura; Laboratório de Estudos e Cultura Afro-Brasileira e Africana - LEAFRO; Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC/PROGRAD; Serviço de Bem-Estar da Comunidade - SEBEC; Comissão de Recepção do Ingressante do CLCH; LAI/EDU (Laboratório dos Anos Iniciais: Ensino, Pesquisa e Extensão). São atividades diversas, constantemente realizadas pelo Lenpes, articuladas às ações do currículo do curso, que constituem-se em experiências significativas, através das quais agentes, contextos e instâncias, são ressignificados, enriquecendo a formação dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID418_TB252_19062023224548.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DE FATIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

INTRODUÇÃO O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGSOC), da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Trata-se de uma parte da pesquisa, realizada com o objetivo de promover uma análise aprofundada das atividades do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (LENPES), do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir da Sociologia da Experiência, de François Dubet (1996). O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, a ser apresentado neste evento, o objetivo é explicar como funciona o Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que as ações extensionistas realizadas por esse Laboratório (Projeto), produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, à medida em que propiciam, de inúmeras maneiras, uma formação mais consolidada, contribuindo para que o formando edifique sua carreira na área, seja prestando concursos, seja ingressando em programas de pós, entre outras possibilidades. Embora haja alguns trabalhos que tratem de temáticas relacionadas aos currículos dos cursos de Ciências Sociais, que tratem do ensino de sociologia, ou, ainda, de temáticas relacionados aos laboratórios e aos currículos, essa pesquisa distingue-se em virtude do olhar e da abordagem que realiza. Neste, a ênfase recai sobre os indivíduos (agentes) envolvidos nas inúmeras atividades realizadas pelo LENPES, sejam ações de formação inicial ou de formação continuada implementadas por esse Laboratório, além das estratégias de ações e articulações que estabelecem e ressignificam as diversas instâncias – políticas, educacionais, econômicas, jurídicas etc – que afetam, em maiores ou menores proporções – suas existências e interferem na forma como determinam suas ações. A escolha pelo LENPES como laboratório para a realização dessa investigação, justifica-se por várias condições, expostas a seguir. O LENPES é um projeto que foi criado por iniciativa de docentes envolvidos/as com as atividades de formação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL, e atualmente está cadastrado internamente como Projeto de Pesquisa em Ensino, na modalidade de Programa de Formação Completar, tendo suas atividades atuais iniciadas em 2018, com duração indeterminada. Nesse contexto, em primeiro lugar, é importante destacar que o LENPES atual é fruto de um processo anterior, em curso no Departamento de Ciências Sociais desde os anos 1990 – através de projetos de extensão, projetos de pesquisa e atividades envolvendo as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina) –, cujas atividades desde o início, evidenciaram o compromisso do trabalho dos/as docentes do departamento, preocupados e expressivamente envolvidos com o fortalecimento da Sociologia também enquanto disciplina escolar. Tais atividades são, em grande medida, responsáveis pelo pioneirismo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL na área de ensino de Sociologia, o que o tornou reconhecido no país por sua extensa e diversificada produção na área. DESENVOLVIMENTO/REFERENCIAL TEÓRICO A pesquisa aqui destacada, articula múltiplas questões, imprescindíveis para a compreensão da temática proposta. Nesse sentido, aborda-se assuntos tais como: a questão dos currículos dos cursos de Ciências Sociais; a formação de professores de sociologia; a problemática da dicotomia formação para o ensino x formação para a pesquisa; a importância do estágio para a formação de professores/as; os campos e agentes envolvidos no ensino de sociologia – o campo das ciências sociais; o campo da educação; o campo político – entre outras temáticas mais detalhadamente desenvolvidas na pesquisa. No que se refere ao ensino de sociologia, conforme Heloisa Martins e Ileizi L. Fiorelli Silva afirmam na apresentação do Dossiê: Ciências Sociais e Ensino de Sociologia, publicado em 2014 pela Revista Brasileira de Sociologia periódico da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) Todos aqueles que se envolveram na luta pela volta da sociologia nas escolas de nível médio sabem que há muito a ser feito para que o ensino da disciplina seja legitimado e demonstre o seu papel na formação das novas gerações (MARTINS; SILVA, 2014, p 5). Elas estão afirmando que, apesar de termos conseguido a volta da Sociologia aos currículos do ensino médio, ainda tínhamos consciência sobre o “muito a ser feito” para que esta ciência fosse legitimada enquanto conteúdo escolar e tivesse sua importância reconhecida “na formação das novas gerações”. É imprescindível ressaltar, ainda, as mudanças significativas que vêm sendo implementadas na legislação educacional, que, entre outras, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), implantou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio, alterando a estruturação e distribuição dos conteúdos, mas matrizes dos vários níveis de ensino. É nesse contexto complexo e desafiador que se insere essa pesquisa, que considera significativas as experiências sociais dos envolvidos nos laboratórios de ensino de sociologia, com destaque para o LENPES. METODOLOGIA (OU MATERIAIS E MÉTODOS) A Sociologia da experiência é o principal referencial teórico e metodológico desta pesquisa. A ela, agreguei a pesquisa documental, com o objetivo de analisar detalhadamente os muitos documentos que registram as produções ligadas ao Lenpes, a seus colaboradores, e ao ensino de sociologia, enfim. Em outras palavras, a proposta metodológica central dessa pesquisa é realizar uma Sociologia da Experiência (DUBET, 1996), usando os conceitos de experiência social; ação social; ator social; sistema social; conflito social. A sociologia da experiência social só pode ser uma sociologia dos atores. Ela estuda representações, emoções, condutas e as maneiras como os atores as explicam. Ela é uma sociologia da subjetividade cujos objetos práticos, dados pelas categorias sociais banais, tem todas as probabilidades de surgirem como problemas sociais (...) (DUBET, 1996, p. 262-263). Nesse sentido, as ações dos indivíduos envolvidos no LENPES são fundamentais para a análise da sociologia da experiência, que enfatiza a relação das subjetividades diante das diferentes lógicas nas quais os agentes/atores estão inseridos e com as quais necessitam lidar cotidianamente para tomarem as decisões pertinentes. De acordo com Dubet, as escolhas metodológicas são fundamentais para a concretização de toda e qualquer pesquisa. Ele afirma que o verdadeiro alcance de um quadro conceptual só se realiza através das escolhas metodológicas. Estas marcam os limites de um projecto teórico porque o método escolhido não é ‘universal’ e não pode ser adequado ao conjunto de objectos sociológicos (...). Nisto, este método pode e deve ser associado a outras escolhas (DUBET, 1996, p. 230). Portanto, Dubet afirma, por um lado, que as escolhas metodológicas são cruciais para as pesquisas, e, por outro, que seu método deve ser combinado a outras estratégias metodológicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa está em curso e os resultados apresentados são parciais. Nesse sentido, o que se pode afirmar é que as ações de formação realizadas pelas pessoas que participam do Lenpes, bem como pelos projetos ligados ao ensino, que o antecederam, produzem significativos efeitos em termos de potencialização do processo formativo. Atualmente coordenado pela professora Ileizi L. Fiorelli Silva, o LENPES tem promovido inúmeras atividades através de parcerias: com as escolas de ensino médio do Núcleo Regional de Londrina; com a área de Metodologia e prática de ensino; com o Pibid, com a Residência Pedagógica, com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros – NEAB; com a CUIA – Comissão Universidade para os Índios; Colegiados de História e de Educação Fisica/Licenciatura; Laboratório de Estudos e Cultura Afro-Brasileira e Africana - LEAFRO; Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC/PROGRAD; Serviço de Bem-Estar da Comunidade - SEBEC; Comissão de Recepção do Ingressante do CLCH; LAI/EDU (Laboratório dos Anos Iniciais: Ensino, Pesquisa e Extensão). São atividades diversas, constantemente realizadas pelo Lenpes, articuladas às ações do currículo do curso, que constituem-se em experiências significativas, através das quais agentes, contextos e instâncias, são ressignificados, enriquecendo a formação dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.