Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TECENDO EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS DE RELIGIOSIDADE: DA MEMÓRIA E ESCRITA DAS MULHERES À FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ESCRITAS DE VIDA, SABERES RELIGIOSOS, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

RESUMOEste artigo tem por objetivo discutir os saberes religiosos, através da memória e escritas de vida de mulheres, cujas trajetórias de vida no campo da religião têm uma conotação educativa, no sentido de refletir sobre o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes advindos da experiência religiosa para promover o respeito e a diversidade, destacando sua importância para a formação de professores. Trata-se de uma pesquisa em andamento, que vem sendo desenvolvida dentro do projeto de pesquisa Escritas das mulheres e espaços de religiosidade: Identidade, memória e formação docente em História na modalidade Iniciação Científica/Cnpq cota 2014/2015. Como abordagem metodológica, partimos de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico articulada a uma pesquisa bibliográfica na qual trabalhamos sob à luz dos estudos no campo da História Cultural acerca do tema, baseando-se nos estudos desenvolvidos por BELLOTTI (2011), CRAWFORD (2005), HALL (2006) e DELGADO (2010). Discutir no contexto acadêmico, sobre a construção das identidades religiosas das mulheres a partir das suas trajetórias de vida, é de suma importância para compreender através dos seus olhares as contribuições dos saberes religiosos no sentido de pensar um currículo de formação docente que seja intercultural.RESUMENEste artículo tiene como objetivo discutir el conocimiento religioso, a través de los recuerdos y escritos de la vida de las mujeres, cuyas trayectorias de vida en el campo de la religión tienen una connotación educativa, con el fin de reflexionar sobre el diálogo entre el conocimiento académico y el conocimiento derivado de la experiencia religiosa, el respeto y la diversidad, destacando su importancia para la formación de profesores. Este es un estudio en curso, que se está desarrollando dentro del proyecto de investigación Escritos de las mujeres y los espacios religiosos: Identidad, memoria, y la formación del profesorado en Historia en la forma de Iniciación Científica / Cnpq cuota 2014/2015. Como enfoque metodológico, partimos de una investigación etnográfica cualitativa articuló una búsqueda bibliográfica en la que trabajamos a la luz de los estudios en el campo de la Historia de la Cultura sobre el tema, basado en estudios desarrollados por BELLOTTI (2011), CRAWFORD (2005), HALL (2006) e DELGADO (2010). Discutir en el contexto académico, en la construcción de las identidades religiosas de las mujeres comienzo de sus trayectorias de vida, es de suma importancia para la comprensión a través de sus ojos los aportes de conocimientos religiosos con el fin de planificar un plan de estudios para la formación del profesorado que es intercultural.

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