Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.