Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: JOGOS, BRINCADEIRAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) EDUCAÇÃO POPULAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8895
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2122
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR"
    "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_26_58_idinscrito_356_5d08a517f5f514352b32ec5cf733cdce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSANDRA BARBOSA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "KASSANDRA"
    "autor_email" => "kassandrafarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8895
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2122
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: O RESGATE PARA O COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR"
    "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_26_58_idinscrito_356_5d08a517f5f514352b32ec5cf733cdce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSANDRA BARBOSA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "KASSANDRA"
    "autor_email" => "kassandrafarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Introdução: A pesquisa aborda a questão das brincadeiras e jogos populares no ambiente escolar e como as mesmas ficaram esquecidas no passado, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea. Objetivo: Nessa perspectiva, este trabalho propõe instigar a pesquisa a respeito dos jogos e brincadeiras populares no processo de ensino e aprendizagem nas instituições educativas, especificamente na Educação Infantil. A nossa prática está sendo desenvolvida na Escola particular denominada Berçário Escola Locomotiva Baby localizada no município de Campina Grande - PB. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa que envolve leituras bibliográficas nas quais observamos e analisamos os teóricos com relação ao esquecimento dos jogos e brincadeiras populares na educação infantil e na prática da escola através de rodas de história e jogos e brincadeiras resgatadas. E como fundamentação teórica analisamos Melo (2006), Faria Junior (1996), Vygotsky (1996), Benjamin (1994). Freire (2008 a), Cascudo (1984), Kishimoto (1999 e 2003), Maria Silva (2002). Resultados: Os resultados demonstraram como é visível o esquecimento das brincadeiras e jogos populares na educação infantil e como esse resgate vem sendo desenvolvido na vivência pedagógica dos professores da escola. Percebe-se a importância de discutir sobre a questão desses jogos e brincadeiras populares no curso de Pedagogia, e no componente curricular Educação Popular, mas também em outros componentes visto que os desafios da prática docente são inúmeros e os cursos de formação precisam desenvolver os métodos junto com os discentes para tratar dos acontecimentos vivenciados em sala de aula e saber pôr em prática situações do cotidiano infantil. Conclusão: Portanto, concluímos que é necessário que os professores em sua prática pedagógica trabalhem bem essa questão dos jogos e brincadeiras populares, pois este trabalho nos propiciou refletir sobre a importância de trabalhar sobre os jogos e brincadeiras dentro da escola, no qual podemos mudar esta realidade de esquecimento dessas práticas educativas. A experiência na qual vivenciamos com essa pesquisa favorece o aprendizado apontando para busca de melhorias na prática docente, do resgate histórico-cultural, evidenciando os procedimentos nos quais os jogos e brincadeiras populares proporcionam no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.