CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: A FLEXIBILIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92392 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: A FLEXIBILIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA" "resumo" => "A educação brasileira vive um momento de busca por qualidade e excelência no serviço prestado, baseando-se em novas práticas gerenciais que devem promover e agilizar a organização do ensino, acarretando em melhores índices no nível nacional de educação, cenário este com forte influência do neoliberalismo. Nesse movimento, o Estado, promotor de bens e serviços sociais, teve seu papel deslocado para o âmbito da avaliação e produção de conhecimento sobre a realidade, de modo que se possa intervir na mesma, possibilitando a atuação do setor privado e sua lógica administrativa em áreas como a educação. Esta configuração acarreta em mudanças sobre a atuação da escola, e principalmente sobre os profissionais que compõem a mesma. Em Pernambuco foi implementado o modelo de gestão “Todos por Pernambuco”, que dentre outras ações para a educação, estabelece programas de avaliação de desempenho e responsabilização por resultados; estas políticas também interferem no modo de contratação de professores, conjuntamente com o plano de carreira, carga horária de trabalho e a remuneração recebida. Assim, este trabalho analisa os modelos de contratação de professores no sistema público de educação em Pernambuco nos últimos 20 anos, além de buscar identificar o perfil dos professores com vínculos temporários no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID288_TB21_29032023192457.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenncristina99@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92392 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: A FLEXIBILIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA" "resumo" => "A educação brasileira vive um momento de busca por qualidade e excelência no serviço prestado, baseando-se em novas práticas gerenciais que devem promover e agilizar a organização do ensino, acarretando em melhores índices no nível nacional de educação, cenário este com forte influência do neoliberalismo. Nesse movimento, o Estado, promotor de bens e serviços sociais, teve seu papel deslocado para o âmbito da avaliação e produção de conhecimento sobre a realidade, de modo que se possa intervir na mesma, possibilitando a atuação do setor privado e sua lógica administrativa em áreas como a educação. Esta configuração acarreta em mudanças sobre a atuação da escola, e principalmente sobre os profissionais que compõem a mesma. Em Pernambuco foi implementado o modelo de gestão “Todos por Pernambuco”, que dentre outras ações para a educação, estabelece programas de avaliação de desempenho e responsabilização por resultados; estas políticas também interferem no modo de contratação de professores, conjuntamente com o plano de carreira, carga horária de trabalho e a remuneração recebida. Assim, este trabalho analisa os modelos de contratação de professores no sistema público de educação em Pernambuco nos últimos 20 anos, além de buscar identificar o perfil dos professores com vínculos temporários no estado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID288_TB21_29032023192457.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenncristina99@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }