O NOVO ENSINO MÉDIO: ABISMOS QUE OCORREM NAS ENTRELINHAS DA "REFORMA QUE DEFORMA" EM MEIO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92451 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO: ABISMOS QUE OCORREM NAS ENTRELINHAS DA "REFORMA QUE DEFORMA" EM MEIO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "Resumo Este trabalho, tem como o intuito apresentar uma discussão problematizadora sobre os impasses advindos das mudanças do “Novo Ensino Médio”, correlacionado as vivências dos discentes na realidade em que o ensino de Sociologia se encontra na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Reitor Edvaldo do Ó, proporcionado pelo Programa da Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nosso objetivo é compreender como na prática, essas mudanças têm sido abordadas e seus desdobramentos operacionais nas turmas da nossa escola. Para realização da nossa pesquisa, realizamos pesquisas bibliográficas e utilizamos a observação participante, já que nossa vivência docente na escola nos permite estarmos imersos nesse processo, bem como pelo fato de que o Programa de Residência Pedagógica oportuniza essas vivências. Dada a relevância das implicações para a vida pessoal, profissional e social dos alunos do Ensino Médio torna-se imprescindível que haja um debate envolvendo todos que fazem a escola para conhecerem esse processo de implementação do “Novo Ensino Médio”, afinal essa realidade já está sendo vivida por nós. Portanto, a problemática em questão diz respeito a que maneira o novo ensino médio desincentiva o aluno? Como ele segrega, a partir das realidades existentes? De que forma o ensino de Sociologia fica à mercê desse sistema excludente pata o professor/aluno? Qual papel da escola para o exercício da cidadania? De que cidadania estamos falando?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID681_TB97_04062023173601.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gilmaraferreira79@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92451 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO: ABISMOS QUE OCORREM NAS ENTRELINHAS DA "REFORMA QUE DEFORMA" EM MEIO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "Resumo Este trabalho, tem como o intuito apresentar uma discussão problematizadora sobre os impasses advindos das mudanças do “Novo Ensino Médio”, correlacionado as vivências dos discentes na realidade em que o ensino de Sociologia se encontra na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Reitor Edvaldo do Ó, proporcionado pelo Programa da Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nosso objetivo é compreender como na prática, essas mudanças têm sido abordadas e seus desdobramentos operacionais nas turmas da nossa escola. Para realização da nossa pesquisa, realizamos pesquisas bibliográficas e utilizamos a observação participante, já que nossa vivência docente na escola nos permite estarmos imersos nesse processo, bem como pelo fato de que o Programa de Residência Pedagógica oportuniza essas vivências. Dada a relevância das implicações para a vida pessoal, profissional e social dos alunos do Ensino Médio torna-se imprescindível que haja um debate envolvendo todos que fazem a escola para conhecerem esse processo de implementação do “Novo Ensino Médio”, afinal essa realidade já está sendo vivida por nós. Portanto, a problemática em questão diz respeito a que maneira o novo ensino médio desincentiva o aluno? Como ele segrega, a partir das realidades existentes? De que forma o ensino de Sociologia fica à mercê desse sistema excludente pata o professor/aluno? Qual papel da escola para o exercício da cidadania? De que cidadania estamos falando?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID681_TB97_04062023173601.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gilmaraferreira79@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }