IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NA ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92570 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 911 "titulo" => "IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NA ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ" "resumo" => "No tocante da abordagem de gênero e sexualidades na educação básica, é perceptível a limitação de conteúdos observada na BNCC, salientando a indiferença do Estado em considerar a demanda desses conhecimentos para a formação e entendimento das juventudes contemporâneas. Atrelado a isso, está a reestruturação do ensino médio prescrita na Lei nº 13.415/2017 ofertando itinerários formativos que tem a BNCC como diretriz indispensável para formular os assuntos ofertados pelas disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, e etc. Considerando essa sistematização e entender as particularidades da rede pública de ensino do Estado do Ceará, é necessário conhecer os eixos que estruturam essas instituições, dando importância para o Documento Curricular Referencial do Ceará, analisando a estrutura e a sua funcionalidade na realidade da instituição, atrelando a análise documental à pesquisa de campo. A observação participante, assim como a etnografia são métodos primordiais para explorar e enriquecer o trabalho de campo, permitindo observar especificidades detalhadamente. No momento presente, está sendo categórico fazer parte do Programa Residência Pedagógica, visto que além de oportunizar a compreensão do cenário atual da educação, possibilita também observar as dificuldades que o corpo docente enfrenta para definir demandas que não foram contextualizadas antes de serem requisitadas para colocá-las em prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID911_TB253_02052023222749.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA THAYNAN PONTES SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanathay16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92570 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 253 "inscrito_id" => 911 "titulo" => "IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NA ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ" "resumo" => "No tocante da abordagem de gênero e sexualidades na educação básica, é perceptível a limitação de conteúdos observada na BNCC, salientando a indiferença do Estado em considerar a demanda desses conhecimentos para a formação e entendimento das juventudes contemporâneas. Atrelado a isso, está a reestruturação do ensino médio prescrita na Lei nº 13.415/2017 ofertando itinerários formativos que tem a BNCC como diretriz indispensável para formular os assuntos ofertados pelas disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, e etc. Considerando essa sistematização e entender as particularidades da rede pública de ensino do Estado do Ceará, é necessário conhecer os eixos que estruturam essas instituições, dando importância para o Documento Curricular Referencial do Ceará, analisando a estrutura e a sua funcionalidade na realidade da instituição, atrelando a análise documental à pesquisa de campo. A observação participante, assim como a etnografia são métodos primordiais para explorar e enriquecer o trabalho de campo, permitindo observar especificidades detalhadamente. No momento presente, está sendo categórico fazer parte do Programa Residência Pedagógica, visto que além de oportunizar a compreensão do cenário atual da educação, possibilita também observar as dificuldades que o corpo docente enfrenta para definir demandas que não foram contextualizadas antes de serem requisitadas para colocá-las em prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID911_TB253_02052023222749.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA THAYNAN PONTES SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanathay16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }