Esta pesquisa propôs o uso de Sequências Didáticas (SD) no ensino de Química, aliadas ao conhecimento empírico dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de favorecer uma aprendizagem verdadeiramente significativa. As SD foram aplicadas em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da EJA, em uma escola da rede pública, em que foram introduzidos os conceitos de organização e localização (Grupos e Períodos) dos elementos químicos na Tabela Periódica, elencadas em diferentes etapas: a) definição de ordem e sua aplicação cotidiana; b) uso de recurso audiovisual para apresentar o contexto histórico-social da Tabela Periódica; c) atividade dinâmica por meio da utilização do ordenamento e classificação de alimentos presentes no dia-a-dia; d) atividade ludo-educativa com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Verificou-se, por intermédio dos resultados obtidos, que o uso de uma metodologia alternativa, primordialmente para alunos da EJA, facilitou a construção de saberes unitário e coletivo e, ainda, proporcionou a participação, motivação e confiança dos estudantes, demonstrando que, as sequências didáticas, quando bem planejadas, fortalecem significativamente o aprendizado de jovens e adultos.