Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TABELA PERIÓDICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR INTERMÉDIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9237
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR INTERMÉDIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa propôs o uso de Sequências Didáticas (SD) no ensino de Química, aliadas ao conhecimento empírico dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de favorecer uma aprendizagem verdadeiramente significativa. As SD foram aplicadas em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da EJA, em uma escola da rede pública, em que foram introduzidos os conceitos de organização e localização (Grupos e Períodos) dos elementos químicos na Tabela Periódica, elencadas em diferentes etapas: a) definição de ordem e sua aplicação cotidiana; b) uso de recurso audiovisual para apresentar o contexto histórico-social da Tabela Periódica; c) atividade dinâmica por meio da utilização do ordenamento e classificação de alimentos presentes no dia-a-dia; d) atividade ludo-educativa com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Verificou-se, por intermédio dos resultados obtidos, que o uso de uma metodologia alternativa, primordialmente para alunos da EJA, facilitou a construção de saberes unitário e coletivo e, ainda, proporcionou a participação, motivação e confiança dos estudantes, demonstrando que, as sequências didáticas, quando bem planejadas, fortalecem significativamente o aprendizado de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_11_2014_20_45_03_idinscrito_1144_9dc8dd4cfcbf35dc508427740695ac17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLINDO MAXSHWEEL QUERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAX QUERINO"
    "autor_email" => "maxshweel@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9237
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA POR INTERMÉDIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa propôs o uso de Sequências Didáticas (SD) no ensino de Química, aliadas ao conhecimento empírico dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de favorecer uma aprendizagem verdadeiramente significativa. As SD foram aplicadas em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da EJA, em uma escola da rede pública, em que foram introduzidos os conceitos de organização e localização (Grupos e Períodos) dos elementos químicos na Tabela Periódica, elencadas em diferentes etapas: a) definição de ordem e sua aplicação cotidiana; b) uso de recurso audiovisual para apresentar o contexto histórico-social da Tabela Periódica; c) atividade dinâmica por meio da utilização do ordenamento e classificação de alimentos presentes no dia-a-dia; d) atividade ludo-educativa com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Verificou-se, por intermédio dos resultados obtidos, que o uso de uma metodologia alternativa, primordialmente para alunos da EJA, facilitou a construção de saberes unitário e coletivo e, ainda, proporcionou a participação, motivação e confiança dos estudantes, demonstrando que, as sequências didáticas, quando bem planejadas, fortalecem significativamente o aprendizado de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_11_2014_20_45_03_idinscrito_1144_9dc8dd4cfcbf35dc508427740695ac17.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLINDO MAXSHWEEL QUERINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAX QUERINO"
    "autor_email" => "maxshweel@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa propôs o uso de Sequências Didáticas (SD) no ensino de Química, aliadas ao conhecimento empírico dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de favorecer uma aprendizagem verdadeiramente significativa. As SD foram aplicadas em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da EJA, em uma escola da rede pública, em que foram introduzidos os conceitos de organização e localização (Grupos e Períodos) dos elementos químicos na Tabela Periódica, elencadas em diferentes etapas: a) definição de ordem e sua aplicação cotidiana; b) uso de recurso audiovisual para apresentar o contexto histórico-social da Tabela Periódica; c) atividade dinâmica por meio da utilização do ordenamento e classificação de alimentos presentes no dia-a-dia; d) atividade ludo-educativa com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Verificou-se, por intermédio dos resultados obtidos, que o uso de uma metodologia alternativa, primordialmente para alunos da EJA, facilitou a construção de saberes unitário e coletivo e, ainda, proporcionou a participação, motivação e confiança dos estudantes, demonstrando que, as sequências didáticas, quando bem planejadas, fortalecem significativamente o aprendizado de jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.