CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TDICS: PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8599 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1893 "inscrito_id" => 4395 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TDICS: PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, os recursos didáticos e metodológicos utilizados na escola estão sendo convidados a trilhar novos caminhos. O computador, e com ele a internet, e a variedade de recursos digitais, não estão mais fora do alcance dos alunos e dos professores, impuseram sua presença na escola, através de programas federais; Existe um impasse, a tecnologia atualmente não está tão distante do dia-a-dia da escola, mas o seu uso, e o acesso associado à produção do conhecimento significativo representam as ausências na educação. Não se trata da ausência física, material, mas de conhecimento, de saber pedagógico. Com foco nessa problemática, objetivou-se evidenciar como os professores das escolas públicas (Escola Municipal Félix Araújo, Escola Estadual de Aplicação e Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana) do município de Campina Grande, percebem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs, no contexto educacional e na construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A mesma foi realizada com professores dos três segmentos da educação básica (fundamental I, II e magistério) das escolas já citadas. A coleta de dados foi feita através de questionário e observações não participante, ocorreu durante os meses de maio e abril do corrente ano. Os principais resultados indicam que, os professores apesar de terem acesso as TDICs e reconhecerem sua importância no contexto educacional, ainda não conseguem integrá-las no fazer pedagógico de forma significativa, por várias razões: Os meios tecnológicos digitais são considerados pelos professores, apenas tecnologias; Os docentes se veem apenas como usuários/receptores diante das TDICs; No contexto educacional, a relação amistosa entre novas tecnologias e pedagogia encontra-se em processo de conhecimento e adaptação. Concebendo a escola como espaço de produção de conhecimentos, que deve está em conexão com as mudanças propostas pela contemporaneidade, é necessário entender e discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. Demo (2009) enfatiza que não há mais como procurar subterfúgios para retardar essa discussão. As novas tecnologias, não podem ignorar a pedagogia, ou enfurecer-se com o seu atraso, porque a parceria parece inevitável, além de desejável. A pedagogia tecnologicamente correta teria a pretensão de estabelecer com as novas tecnologias a cooperação marcada pela reciprocidade respeitosa e produtiva. A tecnologia introduz mudanças, para as quais o professor precisa preparar-se, pela razão fundante de que é essencial que entre nesse processo como sujeito, não como objeto arrastado, tragado (DEMO, 2009). A consciência de que é preciso desconstruir saberes normatizados, impostos ao longo do tempo, que determinaram a postura do professor apenas como transmissor de conhecimentos, “o sabe tudo”, é fundamental para a construção de novos saberes, novas posturas, de olhares inquietos sobre o novo. As TDICs precisam de um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o modelo da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_14_43_39_idinscrito_4395_deeffbd1863de0903c84359edf60b0ab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SILVA" "autor_email" => "ciana35@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8599 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1893 "inscrito_id" => 4395 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TDICS: PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, os recursos didáticos e metodológicos utilizados na escola estão sendo convidados a trilhar novos caminhos. O computador, e com ele a internet, e a variedade de recursos digitais, não estão mais fora do alcance dos alunos e dos professores, impuseram sua presença na escola, através de programas federais; Existe um impasse, a tecnologia atualmente não está tão distante do dia-a-dia da escola, mas o seu uso, e o acesso associado à produção do conhecimento significativo representam as ausências na educação. Não se trata da ausência física, material, mas de conhecimento, de saber pedagógico. Com foco nessa problemática, objetivou-se evidenciar como os professores das escolas públicas (Escola Municipal Félix Araújo, Escola Estadual de Aplicação e Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana) do município de Campina Grande, percebem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs, no contexto educacional e na construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. A mesma foi realizada com professores dos três segmentos da educação básica (fundamental I, II e magistério) das escolas já citadas. A coleta de dados foi feita através de questionário e observações não participante, ocorreu durante os meses de maio e abril do corrente ano. Os principais resultados indicam que, os professores apesar de terem acesso as TDICs e reconhecerem sua importância no contexto educacional, ainda não conseguem integrá-las no fazer pedagógico de forma significativa, por várias razões: Os meios tecnológicos digitais são considerados pelos professores, apenas tecnologias; Os docentes se veem apenas como usuários/receptores diante das TDICs; No contexto educacional, a relação amistosa entre novas tecnologias e pedagogia encontra-se em processo de conhecimento e adaptação. Concebendo a escola como espaço de produção de conhecimentos, que deve está em conexão com as mudanças propostas pela contemporaneidade, é necessário entender e discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. Demo (2009) enfatiza que não há mais como procurar subterfúgios para retardar essa discussão. As novas tecnologias, não podem ignorar a pedagogia, ou enfurecer-se com o seu atraso, porque a parceria parece inevitável, além de desejável. A pedagogia tecnologicamente correta teria a pretensão de estabelecer com as novas tecnologias a cooperação marcada pela reciprocidade respeitosa e produtiva. A tecnologia introduz mudanças, para as quais o professor precisa preparar-se, pela razão fundante de que é essencial que entre nesse processo como sujeito, não como objeto arrastado, tragado (DEMO, 2009). A consciência de que é preciso desconstruir saberes normatizados, impostos ao longo do tempo, que determinaram a postura do professor apenas como transmissor de conhecimentos, “o sabe tudo”, é fundamental para a construção de novos saberes, novas posturas, de olhares inquietos sobre o novo. As TDICs precisam de um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o modelo da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_14_43_39_idinscrito_4395_deeffbd1863de0903c84359edf60b0ab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SILVA" "autor_email" => "ciana35@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }