FEMININO GENÉRICO: MODOS DE USAR
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92164 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "FEMININO GENÉRICO: MODOS DE USAR" "resumo" => "Entende-se por feminino genérico o uso de itens lexicais designativos de gênero social (em nomes e pronomes) marcados com morfemas femininos na identificação de grupos heterogêneos. Por exemplo, ao indexicalizar um grupo de pessoas identificado ou não, quando dizemos ‘elas’, em vez de a forma não marcada ‘eles’, estamos operando com o feminino genérico. Os estudos sobre linguagem não-binária no Brasil não têm incluído o feminino genérico como um de seus modos. Este trabalho é parte de uma pesquisa que o insere nesse tipo de discurso, já que o efeito pragmático do feminino genérico não é construir sentidos sobre gênero para marcar a identidade de mulheres ou de pessoas femininas, mas funciona como um modo de ativação do estranhamento sobre a razão pela qual universalizamos o masculino gramatical em nossa língua e, com isso, se afasta da duonormatividade de gênero. O feminino genérico, com isso, marca o assombro e a crítica como efeito, promovendo um discurso queer de gênero. A esteira epistêmica desta comunicação é o trabalho de Judith Butler (2021) e sua analítica sobre o contrabando discursivo característico de manifestações queer. Neste trabalho, diante disso, apresento traços e possibilidades de uso do feminino genérico, tomando a não binariedade como performance constitutiva das identidades e forjada no discurso de todas as pessoas. Para tanto, apresento exemplos e busco problematizar o papel perlocutório desse fenômeno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 02: Linguagem não-binária e inclusiva no Brasil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID32_TB17_06092022125637.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN FERREIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "IRAN MELO" "autor_email" => "iranmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92164 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 32 "titulo" => "FEMININO GENÉRICO: MODOS DE USAR" "resumo" => "Entende-se por feminino genérico o uso de itens lexicais designativos de gênero social (em nomes e pronomes) marcados com morfemas femininos na identificação de grupos heterogêneos. Por exemplo, ao indexicalizar um grupo de pessoas identificado ou não, quando dizemos ‘elas’, em vez de a forma não marcada ‘eles’, estamos operando com o feminino genérico. Os estudos sobre linguagem não-binária no Brasil não têm incluído o feminino genérico como um de seus modos. Este trabalho é parte de uma pesquisa que o insere nesse tipo de discurso, já que o efeito pragmático do feminino genérico não é construir sentidos sobre gênero para marcar a identidade de mulheres ou de pessoas femininas, mas funciona como um modo de ativação do estranhamento sobre a razão pela qual universalizamos o masculino gramatical em nossa língua e, com isso, se afasta da duonormatividade de gênero. O feminino genérico, com isso, marca o assombro e a crítica como efeito, promovendo um discurso queer de gênero. A esteira epistêmica desta comunicação é o trabalho de Judith Butler (2021) e sua analítica sobre o contrabando discursivo característico de manifestações queer. Neste trabalho, diante disso, apresento traços e possibilidades de uso do feminino genérico, tomando a não binariedade como performance constitutiva das identidades e forjada no discurso de todas as pessoas. Para tanto, apresento exemplos e busco problematizar o papel perlocutório desse fenômeno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 02: Linguagem não-binária e inclusiva no Brasil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID32_TB17_06092022125637.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRAN FERREIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "IRAN MELO" "autor_email" => "iranmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }