DIÁLOGOS ENTRE O SUJEITO FREUDOLACANIANO E A ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA — AS DUAS FACES DO AGENTE SOCIAL
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92182 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O SUJEITO FREUDOLACANIANO E A ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA — AS DUAS FACES DO AGENTE SOCIAL" "resumo" => "Dentre os estudos da linguagem inseridos no hodierno, dois elementos que retornam aos debates com certa frequência são as perspectivas psicanalíticas em relação à linguagem e os estudos da Análise Crítica do Discurso (ACD). Dessa maneira, a fim de fomentar os estudos que já possuem grande espaço na academia, a presente pesquisa dispensou a perspectiva do sujeito clivado conforme a AD francesa e procura trazer um diálogo inédito entre o agente social farcloughiano e o simbólico-inconsciente freudolacaniano, fundamentados principalmente por Fairclough (2019), Freud (2010; 2011) e Lacan (1998). Para possibilitar tal estudo, portanto, delimitou-se a um processo de investigação bibliográfica, por meio da revisão das literaturas já existentes como teses, artigos, dissertações e os postulados teóricos dos autores centrais de ambas as áreas tomadas como eixo principal do trabalho. Dessarte, objetivou-se no estudo a) a indicação de possibilidades de diálogo entre as teorias, sem que os postulados de uma invalide a outra; b) o apontamento de como determinadas instituições agem na construção discursiva dos agentes, mas sem ocasionar no sujeito clivado; e o c) descortinar de possíveis faces do evento discursivo para a ACD. Alcançando, dessa maneira, o despertar da curiosidade acadêmica para possibilidades de investigações no campo da ACD que, porventura, foram anteriormente desconsiderados ou sequer observados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 10: Enunciação, discurso e suas interfaces" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID194_TB60_29092022211819.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE MENEZES CAMPOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "henrique.matheus069@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92182 "edicao_id" => 308 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O SUJEITO FREUDOLACANIANO E A ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA — AS DUAS FACES DO AGENTE SOCIAL" "resumo" => "Dentre os estudos da linguagem inseridos no hodierno, dois elementos que retornam aos debates com certa frequência são as perspectivas psicanalíticas em relação à linguagem e os estudos da Análise Crítica do Discurso (ACD). Dessa maneira, a fim de fomentar os estudos que já possuem grande espaço na academia, a presente pesquisa dispensou a perspectiva do sujeito clivado conforme a AD francesa e procura trazer um diálogo inédito entre o agente social farcloughiano e o simbólico-inconsciente freudolacaniano, fundamentados principalmente por Fairclough (2019), Freud (2010; 2011) e Lacan (1998). Para possibilitar tal estudo, portanto, delimitou-se a um processo de investigação bibliográfica, por meio da revisão das literaturas já existentes como teses, artigos, dissertações e os postulados teóricos dos autores centrais de ambas as áreas tomadas como eixo principal do trabalho. Dessarte, objetivou-se no estudo a) a indicação de possibilidades de diálogo entre as teorias, sem que os postulados de uma invalide a outra; b) o apontamento de como determinadas instituições agem na construção discursiva dos agentes, mas sem ocasionar no sujeito clivado; e o c) descortinar de possíveis faces do evento discursivo para a ACD. Alcançando, dessa maneira, o despertar da curiosidade acadêmica para possibilidades de investigações no campo da ACD que, porventura, foram anteriormente desconsiderados ou sequer observados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 10: Enunciação, discurso e suas interfaces" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID194_TB60_29092022211819.pdf" "created_at" => "2023-02-17 09:13:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE MENEZES CAMPOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "henrique.matheus069@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 308 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1" "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1" "logo" => null "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg" "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-16" "final_evento" => "2022-11-18" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 194 "edicao_id" => 308 "codigo" => "978-65-86901-93-1" "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1" "prefacio" => """ A linguagem é, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes domínios, sobretudo em função de sua natureza multiforme e heteróclita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discussões inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes áreas do conhecimento se deparam com questões e fenômenos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se vê obrigado a sair do enclausuramento teórico-metodológico em que comumente estão assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreensão mais holística dessas questões. No terreno dos estudos da linguagem, a questão não é diferente. Cada vez mais, o diálogo com diferentes áreas figura como uma necessidade irremediável, demandando, por isso mesmo, a formulação de princípios, que irão nortear o lançamento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino reúne trabalhos com perspectivas heterogêneas, com pesquisas e propostas de discussões bastante diversificadas, que tratam desde temáticas ligadas à aquisição da linguagem até abordagens voltadas ao ensino de língua. No plano teórico-metodológico, a partir de diálogos com diferentes áreas, muitos trabalhos buscam examinar questões e fenômenos com o intuito de redimensionar a fortuna crítica já sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, além de analisar implicações do aparato teórico formado no interior da Linguística, os trabalhos também apresentam um caráter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodológicas a serem exploradas no ensino de língua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itinerário diversificado a partir do contato com discussões atuais no campo dos estudos da linguagem, com ênfase para questões que trazem à tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o diálogo com outros campos, sem deixar que o objeto de investigação seja diluído. Em outros termos, os capítulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem relações sem planificar diferenças. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor. <br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) <br />\r\n <br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf" "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:17:43" "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }