Nesta investigação, buscamos apresentar revelações da pesquisa em andamento que objetiva contribuir para a qualidade técnico-pedagógica de avaliações coordenadas e/ou organizadas pela Fundação CAEd, a partir da análise de itens que constituem o seu banco de questões no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, relacionados à área de Língua Portuguesa. Reconhecendo-se o papel indutivo das avaliações em larga escala, sobre o currículo, conforme asseveram Scaramucci (2000), Antunes, Ceccantini e Andrade (2013) e Teixeira (2019), bem como suas relações com as políticas públicas de educação (ensino e avaliação), busca-se responder ao questionamento: de que maneiras habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na leitura e na variação linguística compõem a matriz de avaliação em larga escala? Para tanto, objetiva-se analisar as matrizes de avaliações estaduais a partir das habilidades da BNCC com foco na leitura e na variação linguística dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dos dados obtidos, o estudo pode colaborar com insumos para a proposta de modelos inovadores para a avaliação da área de Linguagens (Língua Portuguesa). Tal proposta apoia-se no modelo de Avaliação Diagnóstica das Habilidades de Leitura, evidenciado por Carvalho (2014), cujo foco está na verificação das habilidades de leitura para a construção da competência leitora.