Este artigo é proveniente da pesquisa Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: Ações Colaborativas entre o Ensino Superior e a Educação Básica em municípios paraenses, realizada na EEEM Prof. Antônio Gondim Lins, localizada no município de Ananindeua, Pará. O artigo investiga sobre quais adaptações curriculares de grande e de pequeno porte foram implementadas nos planejamentos da EEEM Prof. Antônia Gondim Lins? O objetivo do artigo é identificar o que circunda as adaptações curriculares de grande e de pequeno porte e analisar quais dessas adaptações foram implementadas nos planejamentos feitos pela escola como respostas educativas de forma a favorecer a todos os alunos. A inclusão escolar de alunos em situação de deficiência na rede regular tem sido discutida de maneira significativa por meio de artigos científicos, livros, seminários, palestras, e dentre outros, por autores como: Mantoan (2006) e (2012), Mittler (2003) e Voivodic (2013). A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a observação, preenchimento de questionários, a entrevista semiestruturada (aplicada às coordenadoras pedagógica, aos professores e aos técnicos da biblioteca e sala de informática), de forma complementar, a análise documental (regimento e Projeto Politico Pedagógico). Os dados revelaram entre outras coisasa ausência de implementações de adaptações curriculares de grande e de pequeno porte nos planejamentos da escola, para o objetivo de estabelecer uma educação de qualidade tanto para os alunos em situação de deficiência quanto para aqueles que não o são.