Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RAÍZES DA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO À EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03

Palavra-chaves: PRECONCEITO RACIAL, LEI 10.639/03, TEXTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9190
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2155
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "RAÍZES DA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO À EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03"
    "resumo" => "No Brasil, ainda persiste um processo profundo de preconceito e exclusão social da população afrodescendente. Nesse contexto, após uma luta histórica dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, a Lei 10.639/03 incluiu nos currículos escolares o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, sob a ótica da contribuição positiva do povo negro para a formação sócio-econômica-cultural dos brasileiros. Nesse sentido, a Lei destaca a importância de trabalhar a temática a partir da literatura, africana ou afro-brasileira, pelas múltiplas possibilidades que o texto literário permite de colocar o leitor em contato com outras realidades e identificá-lo com outros povos e culturas. Nesse contexto, esta pesquisa-ação busca dar efetividade à lei mencionada, contribuir para a formação de processos de identidade coletiva e promover o debate necessário à mitigação do preconceito racial vigente. A pesquisa busca analisar as falas e atitudes dos alunos a partir da discussão de um caso de racismo veiculado na mídia e, através da leitura de textos literários que trabalham a questão da estética e do cabelo como metáforas da identidade, discutir a história e a cultura dos africanos e afrodescendentes e os processos de miscigenação do povo brasileiro. Com aporte teórico em Munanga (2012), Cândido (2004), Gomes (2005), dentre outros, e, a partir dos textos Pixaim de Cristiane Sobral e Incidente na Raiz de Cuti, espera-se dar efetividade à Lei 10.639/03 e contribuir para os processos de reconhecimento da identidade negra coletiva, como forma de combater o preconceito racial presente em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "PRECONCEITO RACIAL, LEI 10.639/03, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_52_22_idinscrito_561_b818aba9d0890b4b745537e8d522abc5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FLOR ANTONINO"
    "autor_nome_curto" => "FLOR"
    "autor_email" => "socorroflor2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9190
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2155
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "RAÍZES DA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO À EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03"
    "resumo" => "No Brasil, ainda persiste um processo profundo de preconceito e exclusão social da população afrodescendente. Nesse contexto, após uma luta histórica dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, a Lei 10.639/03 incluiu nos currículos escolares o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, sob a ótica da contribuição positiva do povo negro para a formação sócio-econômica-cultural dos brasileiros. Nesse sentido, a Lei destaca a importância de trabalhar a temática a partir da literatura, africana ou afro-brasileira, pelas múltiplas possibilidades que o texto literário permite de colocar o leitor em contato com outras realidades e identificá-lo com outros povos e culturas. Nesse contexto, esta pesquisa-ação busca dar efetividade à lei mencionada, contribuir para a formação de processos de identidade coletiva e promover o debate necessário à mitigação do preconceito racial vigente. A pesquisa busca analisar as falas e atitudes dos alunos a partir da discussão de um caso de racismo veiculado na mídia e, através da leitura de textos literários que trabalham a questão da estética e do cabelo como metáforas da identidade, discutir a história e a cultura dos africanos e afrodescendentes e os processos de miscigenação do povo brasileiro. Com aporte teórico em Munanga (2012), Cândido (2004), Gomes (2005), dentre outros, e, a partir dos textos Pixaim de Cristiane Sobral e Incidente na Raiz de Cuti, espera-se dar efetividade à Lei 10.639/03 e contribuir para os processos de reconhecimento da identidade negra coletiva, como forma de combater o preconceito racial presente em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "PRECONCEITO RACIAL, LEI 10.639/03, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_52_22_idinscrito_561_b818aba9d0890b4b745537e8d522abc5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FLOR ANTONINO"
    "autor_nome_curto" => "FLOR"
    "autor_email" => "socorroflor2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

No Brasil, ainda persiste um processo profundo de preconceito e exclusão social da população afrodescendente. Nesse contexto, após uma luta histórica dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, a Lei 10.639/03 incluiu nos currículos escolares o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, sob a ótica da contribuição positiva do povo negro para a formação sócio-econômica-cultural dos brasileiros. Nesse sentido, a Lei destaca a importância de trabalhar a temática a partir da literatura, africana ou afro-brasileira, pelas múltiplas possibilidades que o texto literário permite de colocar o leitor em contato com outras realidades e identificá-lo com outros povos e culturas. Nesse contexto, esta pesquisa-ação busca dar efetividade à lei mencionada, contribuir para a formação de processos de identidade coletiva e promover o debate necessário à mitigação do preconceito racial vigente. A pesquisa busca analisar as falas e atitudes dos alunos a partir da discussão de um caso de racismo veiculado na mídia e, através da leitura de textos literários que trabalham a questão da estética e do cabelo como metáforas da identidade, discutir a história e a cultura dos africanos e afrodescendentes e os processos de miscigenação do povo brasileiro. Com aporte teórico em Munanga (2012), Cândido (2004), Gomes (2005), dentre outros, e, a partir dos textos Pixaim de Cristiane Sobral e Incidente na Raiz de Cuti, espera-se dar efetividade à Lei 10.639/03 e contribuir para os processos de reconhecimento da identidade negra coletiva, como forma de combater o preconceito racial presente em nossa sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.