O presente artigo apresenta uma analisar sobre o processo de ensino-aprendizagem com base nos modelos de avaliação de Tyler (1942), Cronbach (1963), Scriven (1967), Stake (1967 e 1984), Stufflebeam (1968) e Parlett e Hamilton (1972). Este estudo identifica as diferentes abordagens no âmbito educacional, descrevendo suas contribuições para o processo educativo. O ato de avaliar está diretamente relacionado ao contexto no qual o avaliador está imerso. Para tanto, esta pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior da rede particular de ensino do município de Fortaleza/CE, com a amostra total constituída de 284 respondentes, entre professores, alunos e gestores, ou seja, os principais componentes da comunidade acadêmica. Como metodologia foi utilizado um questionário misto que objetivou pontuar as vivências, melhorias e desafios que cercam os principais agentes do processo de ensino-aprendizagem, alcançando, assim, os modelos de avaliação como objetivos claros, visando uma tomada de decisão, que permitisse um processo de inclusão corresponsável. Assim, partindo das analises dos dados coletados percebemos que a instituição pesquisada adota mecanismos avaliativos, mas que esta ainda não faz parte da rotina, então acaba por desenvolver parcialmente sua função.