CIÊNCIA E ARTE : DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, POPULARIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8580 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 4296 "titulo" => "CIÊNCIA E ARTE : DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, POPULARIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Embora haja pontos de convergência, a especificidade dos objetivos e a diferença entre os discursos confirmam as diferenças entre a pesquisa científica e o ensino das ciências. Enquanto a ciência lança mão de alguns tipos de técnicas, metodologias e linguagens especializadas, sobretudo, a linguagem matemática, a comunicação didática da ciência terá que prescindir de parte desse formalismo para apoiar-se em outras linguagens. Parte desse recurso do qual o ensino de ciências lança mão é próprio da literatura e das artes e, embora muitos cientistas não compartilhem com essa visão, é necessário reconhecer a importância de outras linguagens nos processos de popularização e comunicação da ciência. Neste trabalho objetivamos apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa que procurou identificar e discutir as concepções de professores de Ciências e de Artes sobre uma possível aproximação entre estas duas formas de expressão cultural. Para tanto, foram entrevistados professores de Ciências e professores de Artes de duas Escolas Públicas paraibanas que, a partir de uma entrevista semistruturada, expuseram os seus pontos de vista sobre uma possível interlocução entre arte e ciência no contexto do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO, CIÊNCIA, ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_00_16_idinscrito_4296_4c01a756807a59b8a48dc9876a1831c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO GOMES GERMANO" "autor_nome_curto" => "GERMANO" "autor_email" => "mggermano@ig.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8580 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 4296 "titulo" => "CIÊNCIA E ARTE : DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, POPULARIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA" "resumo" => "Embora haja pontos de convergência, a especificidade dos objetivos e a diferença entre os discursos confirmam as diferenças entre a pesquisa científica e o ensino das ciências. Enquanto a ciência lança mão de alguns tipos de técnicas, metodologias e linguagens especializadas, sobretudo, a linguagem matemática, a comunicação didática da ciência terá que prescindir de parte desse formalismo para apoiar-se em outras linguagens. Parte desse recurso do qual o ensino de ciências lança mão é próprio da literatura e das artes e, embora muitos cientistas não compartilhem com essa visão, é necessário reconhecer a importância de outras linguagens nos processos de popularização e comunicação da ciência. Neste trabalho objetivamos apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa que procurou identificar e discutir as concepções de professores de Ciências e de Artes sobre uma possível aproximação entre estas duas formas de expressão cultural. Para tanto, foram entrevistados professores de Ciências e professores de Artes de duas Escolas Públicas paraibanas que, a partir de uma entrevista semistruturada, expuseram os seus pontos de vista sobre uma possível interlocução entre arte e ciência no contexto do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO POPULAR" "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO, CIÊNCIA, ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_19_00_16_idinscrito_4296_4c01a756807a59b8a48dc9876a1831c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO GOMES GERMANO" "autor_nome_curto" => "GERMANO" "autor_email" => "mggermano@ig.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }