A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público.