Este artigo é fruto de uma análise bibliográfica sobre a importância da escola regular preparar-se previamente para a inclusão de alunos surdos no ensino regular por meio da apropriação da Língua de Sinais ( LIBRAS) como a segunda língua brasileira. Este estudo teve como âncora de investigação a obra literária “Aprendendo LIBRAS com Aline” (livro produzido no ano de 2010, na cidade de Campina Grande ) e os estudos de (ARCOVERDE, 2004); (ALMEIDA, 2002); (BRASIL, 2004); (MACHADO, 2005); (LACERDA, 2006); (DEMO, 2005); (BEYER, 2009); (DAMÁZIO,2010); (FERREIRA ,2010); (ALVES, 2010) que retrata os desafios de uma aluna surda alfabetizada primeiramente em LIBRAS, por seus pais surdos, e depara-se com uma escola de ensino regular que desconhece os sinais para efetivar a comunicação, dificultando o processo de ensino-aprendizagem e as relações professor–aluno; aluno surdo-aluno ouvinte.. Configura-se o maior dos desafios que a escola enfrenta: gerar possibilidades de transformar o agir docente direcionado para uma pedagogia inclusiva.