PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL
0 of 0"2022-07-12 14:46:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 91616 "edicao_id" => 252 "trabalho_id" => 3822 "inscrito_id" => 16335 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL" "resumo" => "Esse estudo buscou sondar percepções de professores sobre a importância da arte no processo de inclusão escolar e social de estudantes. A investigação ocorreu em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Com base em indicadores escolares, uma foi considerada de bom rendimento escolar, chamada de Escola A e a outra de baixo rendimento, chamada de Escola B. Em ambas as escolas focamos turmas do 9º ano consideradas problemáticas constituídas por estudantes com faixa etária acima da média. Ficou combinado, entre participantes da pesquisa, a relativização do conteúdo programático em prol de trabalhos que privilegiassem linguagens artísticas na abordagem de temas livres e presentes nas disciplinas da grade curricular. Durante o ano letivo a dinâmica empregada foi a de trabalhar a matéria através da arte em sala de aula e em oficinas. Ao final de cada bimestre realizávamos eventos em forma de Feira nos quais os estudantes apresentavam seus trabalhos usando como forma de linguagem a música, a dança, a declamação, a peça teatral, as exibições de cartazes e maquetes. Os professores faziam, em cada evento, suas avaliações respondendo a um questionário que procurava sondar aspectos relacionados à socialização, à participação escolar e à autoestima dos estudantes. Independentemente das escolas e com base nas percepções dos professores, verificamos um crescimento relativo aos aspectos socialização, autoestima e participação escolar dos estudantes. Contudo, na Escola B, por apresentar baixo rendimento escolar, a curva de crescimento foi maior, um indicativo do benefício da arte na razão direta com dificuldades vivenciadas por estudantes na escola. Os resultados obtidos das avaliações destes professores apontaram para cenário de sucesso da arte como instrumento de humanização, de integração e de inclusão escolar e social de estudantes. ◀Esse estudo buscou sondar percepções de professores sobre a importância da arte no processo de inclusão escolar e social de estudantes. A investigação ocorreu e ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16335_TB3822_01122022183255.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS TEIXEIRA PISTILLI" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josecarlospistilli@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 91616 "edicao_id" => 252 "trabalho_id" => 3822 "inscrito_id" => 16335 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL" "resumo" => "Esse estudo buscou sondar percepções de professores sobre a importância da arte no processo de inclusão escolar e social de estudantes. A investigação ocorreu em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Com base em indicadores escolares, uma foi considerada de bom rendimento escolar, chamada de Escola A e a outra de baixo rendimento, chamada de Escola B. Em ambas as escolas focamos turmas do 9º ano consideradas problemáticas constituídas por estudantes com faixa etária acima da média. Ficou combinado, entre participantes da pesquisa, a relativização do conteúdo programático em prol de trabalhos que privilegiassem linguagens artísticas na abordagem de temas livres e presentes nas disciplinas da grade curricular. Durante o ano letivo a dinâmica empregada foi a de trabalhar a matéria através da arte em sala de aula e em oficinas. Ao final de cada bimestre realizávamos eventos em forma de Feira nos quais os estudantes apresentavam seus trabalhos usando como forma de linguagem a música, a dança, a declamação, a peça teatral, as exibições de cartazes e maquetes. Os professores faziam, em cada evento, suas avaliações respondendo a um questionário que procurava sondar aspectos relacionados à socialização, à participação escolar e à autoestima dos estudantes. Independentemente das escolas e com base nas percepções dos professores, verificamos um crescimento relativo aos aspectos socialização, autoestima e participação escolar dos estudantes. Contudo, na Escola B, por apresentar baixo rendimento escolar, a curva de crescimento foi maior, um indicativo do benefício da arte na razão direta com dificuldades vivenciadas por estudantes na escola. Os resultados obtidos das avaliações destes professores apontaram para cenário de sucesso da arte como instrumento de humanização, de integração e de inclusão escolar e social de estudantes. ◀Esse estudo buscou sondar percepções de professores sobre a importância da arte no processo de inclusão escolar e social de estudantes. A investigação ocorreu e ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16335_TB3822_01122022183255.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS TEIXEIRA PISTILLI" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "josecarlospistilli@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:46:25" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 252 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "logo" => null "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 252 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT11" "logo" => null "capa" => "63d7bfa99842d_30012023100129.jpg" "timbrado" => "62cdb371579b1_12072022144625.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 146 "edicao_id" => 252 "codigo" => "978-65-86901-87-0" "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA CORDEIRO DE MELO """ "conselho_editorial" => """ AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n DAIANE SILVA MENDES DE FRANÇA (UFFJ)<br />\r\n DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UFLO)<br />\r\n JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n JOICE GONÇALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PITÁGORAS)<br />\r\n NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n SHELEY CRISTINA CORRÊA DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT) """ "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf" "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 146 "edicao_id" => 252 "codigo" => "978-65-86901-87-0" "capa" => "63d7bfa99c1a7_30012023100129.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n ◀Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU ▶ <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n ◀Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já e ▶ <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n ◀Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br /> ▶ <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SANDRA CORDEIRO DE MELO """ "conselho_editorial" => """ AGENAILDA MARIA BORBA DA SILVA (ESCOLA MUNICIPAL DE CUMARU)<br />\r\n ALCI MARCUS RIBEIRO BORGES (ESMEPI)<br />\r\n ANA IVENICKI (UFRJ)<br />\r\n CAROLINA BARREIROS DE LIMA (SME/RJ)<br />\r\n CELESTE AZULAY KELMAN (UFRJ)<br />\r\n DAIANE SILVA MENDES DE FRANÇA (UFFJ)<br />\r\n DAYSE CARLA GENERO SERRA (UFF)<br />\r\n EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA URBANO (UFRN)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UFLO)<br />\r\n JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n JÉSSICA CRISTINA MASCARENHAS FERNANDES (UFRJ)<br />\r\n JOICE GONÇALVES DO NASCIMENTO MATOS (UFRJ)<br />\r\n JOYCE DE OLIVEIRA BEZERRA (UFAL)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MICKAEL FERREIRA ALVES (FACULDADE PITÁGORAS)<br />\r\n NATALIA BARBOZA NETTO (SME/RJ)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n ROSA LUCIA PAIVA (INSTITUTO NEBULOSA MARGINAL)<br />\r\n SHELEY CRISTINA CORRÊA DA SILVA (SEEDF)<br />\r\n SUAMMY PRISCILA RODRIGUES LEITE CORDEIRO (IFMT) """ "ficha_catalografica" => "63d7bfa99ce38_30012023100129.pdf" "arquivo" => "30012023100227-CONEDU---GT-11.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:46:25" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }