PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE/FAPEAM: INCENTIVO À PESQUISA E MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO DE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL ANA MOTA BRAGA
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91511 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 3811 "inscrito_id" => 16319 "titulo" => "PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE/FAPEAM: INCENTIVO À PESQUISA E MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO DE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL ANA MOTA BRAGA" "resumo" => "O Programa Ciência na Escola – PCE foi criado em 2004 a partir de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, agência governamental vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, em parceria com órgãos públicos executores das políticas de educação no Amazonas. O objetivo é mostrar as ações realizadas pelos estudantes que se tornam pesquisadores e que ao final dos projetos compartilham os conhecimentos e experiências adquiridos no ambiente escolar através de eventos científicos sob orientação de seus coordenadores/professores. A FAPEAM promove e apoia o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Amazonas por meio da criação, lançamento, execução, acompanhamento e avaliação de Programas de Fomento à Pesquisa, estimulando docentes e discentes a participarem com a submissão de projetos escolares. Segundo Chassot (2003), a alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. Nesse contexto, Almeida e Teran (2013) afirmam que a alfabetização científica emerge como elemento essencial na formação de atores comprometidos, críticos e participativos do processo sociopolítico de seus países, por isso vale ressaltar a importância de inserir os alunos em projetos científicos desde o fundamental I. A metodologia aplicada para a realização desses projetos foi realizada por etapas de investigação com pesquisa bibliográfica, telematizada, encontros e discussões realizadas de forma presencial e/ou via plataforma do meet devido a pandemia do Covid-19. Os resultados das pesquisas foram alcançados de forma significativa e sofreram algumas adequações respeitando os protocolos de segurança para apresentação dos resultados no ambiente escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16319_TB3811_05122022095343.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDRIA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ÁDRIA" "autor_email" => "adria_lc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91511 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 3811 "inscrito_id" => 16319 "titulo" => "PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE/FAPEAM: INCENTIVO À PESQUISA E MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO DE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL ANA MOTA BRAGA" "resumo" => "O Programa Ciência na Escola – PCE foi criado em 2004 a partir de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, agência governamental vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, em parceria com órgãos públicos executores das políticas de educação no Amazonas. O objetivo é mostrar as ações realizadas pelos estudantes que se tornam pesquisadores e que ao final dos projetos compartilham os conhecimentos e experiências adquiridos no ambiente escolar através de eventos científicos sob orientação de seus coordenadores/professores. A FAPEAM promove e apoia o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Amazonas por meio da criação, lançamento, execução, acompanhamento e avaliação de Programas de Fomento à Pesquisa, estimulando docentes e discentes a participarem com a submissão de projetos escolares. Segundo Chassot (2003), a alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. Nesse contexto, Almeida e Teran (2013) afirmam que a alfabetização científica emerge como elemento essencial na formação de atores comprometidos, críticos e participativos do processo sociopolítico de seus países, por isso vale ressaltar a importância de inserir os alunos em projetos científicos desde o fundamental I. A metodologia aplicada para a realização desses projetos foi realizada por etapas de investigação com pesquisa bibliográfica, telematizada, encontros e discussões realizadas de forma presencial e/ou via plataforma do meet devido a pandemia do Covid-19. Os resultados das pesquisas foram alcançados de forma significativa e sofreram algumas adequações respeitando os protocolos de segurança para apresentação dos resultados no ambiente escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16319_TB3811_05122022095343.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁDRIA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ÁDRIA" "autor_email" => "adria_lc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }