Artigo CONEDU - Ensino de línguas

E-books

ISBN: 978-65-86901-70-2

MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91504
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1691
    "inscrito_id" => 13580
    "titulo" => "MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Na educação, como em praticamente todos os âmbitos da sociedade, as transformações pelas quais estamos passando devido à pandemia de COVID-19 têm trazido desafios cujas implicações ainda demoraremos algum tempo para compreender. No contexto de ensino remoto de língua inglesa, é comum ouvirmos relatos tanto de dificuldades quanto de comodidades que a modalidade remota trouxe, o que aponta para as vantagens e limitações que cada modo de construção de significado possui. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as implicações dos diferentes modos de construção de significados envolvidos no ensino remoto de língua inglesa. Para tanto, traremos reflexões acerca da multimodalidade a partir de Kress (2003), Cope e Kalantzis (2020), entre outros. Apresentaremos também resultados de estudos acerca do ensino remoto de língua inglesa em diferentes localidades do Brasil (WINFIELD; WILL, 2021; FERREIRA; RIBEIRO, 2021; BEZERRA, 2021; RABELLO, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021). Além disso, apresentaremos um relato de experiência de ensino remoto de língua inglesa em um curso de formação de professores. A análise das teorias apresentadas, dos estudos sobre ensino remoto de língua inglesa e da mencionada experiência de ensino apontam para possibilidades de um ensino remoto de língua inglesa que leve em conta as limitações desse contexto e, ao mesmo tempo, as diferentes possibilidades de construção de significados por meio da multimodalidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13580_TB1691_15112022074616.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "lucianaparnaiba"
    "autor_email" => "lucianaparnayba@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91504
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1691
    "inscrito_id" => 13580
    "titulo" => "MULTIMODALIDADE E ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Na educação, como em praticamente todos os âmbitos da sociedade, as transformações pelas quais estamos passando devido à pandemia de COVID-19 têm trazido desafios cujas implicações ainda demoraremos algum tempo para compreender. No contexto de ensino remoto de língua inglesa, é comum ouvirmos relatos tanto de dificuldades quanto de comodidades que a modalidade remota trouxe, o que aponta para as vantagens e limitações que cada modo de construção de significado possui. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as implicações dos diferentes modos de construção de significados envolvidos no ensino remoto de língua inglesa. Para tanto, traremos reflexões acerca da multimodalidade a partir de Kress (2003), Cope e Kalantzis (2020), entre outros. Apresentaremos também resultados de estudos acerca do ensino remoto de língua inglesa em diferentes localidades do Brasil (WINFIELD; WILL, 2021; FERREIRA; RIBEIRO, 2021; BEZERRA, 2021; RABELLO, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021). Além disso, apresentaremos um relato de experiência de ensino remoto de língua inglesa em um curso de formação de professores. A análise das teorias apresentadas, dos estudos sobre ensino remoto de língua inglesa e da mencionada experiência de ensino apontam para possibilidades de um ensino remoto de língua inglesa que leve em conta as limitações desse contexto e, ao mesmo tempo, as diferentes possibilidades de construção de significados por meio da multimodalidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13580_TB1691_15112022074616.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "lucianaparnaiba"
    "autor_email" => "lucianaparnayba@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Na educação, como em praticamente todos os âmbitos da sociedade, as transformações pelas quais estamos passando devido à pandemia de COVID-19 têm trazido desafios cujas implicações ainda demoraremos algum tempo para compreender. No contexto de ensino remoto de língua inglesa, é comum ouvirmos relatos tanto de dificuldades quanto de comodidades que a modalidade remota trouxe, o que aponta para as vantagens e limitações que cada modo de construção de significado possui. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as implicações dos diferentes modos de construção de significados envolvidos no ensino remoto de língua inglesa. Para tanto, traremos reflexões acerca da multimodalidade a partir de Kress (2003), Cope e Kalantzis (2020), entre outros. Apresentaremos também resultados de estudos acerca do ensino remoto de língua inglesa em diferentes localidades do Brasil (WINFIELD; WILL, 2021; FERREIRA; RIBEIRO, 2021; BEZERRA, 2021; RABELLO, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021). Além disso, apresentaremos um relato de experiência de ensino remoto de língua inglesa em um curso de formação de professores. A análise das teorias apresentadas, dos estudos sobre ensino remoto de língua inglesa e da mencionada experiência de ensino apontam para possibilidades de um ensino remoto de língua inglesa que leve em conta as limitações desse contexto e, ao mesmo tempo, as diferentes possibilidades de construção de significados por meio da multimodalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.