Artigo CONEDU - Ensino de línguas

E-books

ISBN: 978-65-86901-70-2

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: AUTONOMIA E DO PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓGICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91509
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 13751
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: AUTONOMIA E DO PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓGICA"
    "resumo" => "Este artigo busca refletir as potencialidades das metodologias ativas no processo de construção da autonomia e do protagonismo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio na aprendizagem do espanhol. Considerando que as mudanças curriculares atuais exigem diferentes formas de ensinar e de aprender, em um contexto em que a tecnologia se apresenta como necessária e com potencial para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discentes. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica destacando como as metodologias ativas podem contribuir no processo de aprendizagem ativo e com autonomia entre estudantes da EPT nas aulas de espanhol por meio de metodologia ativa. Objetiva de forma geral discutir sobre a autonomia e protagonismo discente nas aulas de espanhol da EPT de nível médio, destacando as metodologias ativas que podem promover esta aprendizagem ativa e autônoma nas aulas de língua espanhola, repensando a práxis do ensino de língua espanhola na EPT de nível médio. Nesta perspectiva, com esse levantamento bibliográfico foi possível analisar as potencialidades das metodologias ativas aplicada nas aulas, subsidiadas em Freire (2005), Ramos (2008), Kuenzer (1988), Fuentes (2008), Demo (1998), Silva (2009), Bastos (2006) dentre outros. Percebe-se que as mudanças decorrentes da tecnologia sinalizam para transformações necessárias no contexto educacional possibilitando uma aprendizagem mais significativa e centrada no processo de ensino-aprendizagem do estudante, sendo as metodologias ativas um caminho em potencial para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos(as) discentes levando-se em consideração que os estudantes passam a sentir-se parte efetiva da aula. Se pode inferir diante da experiência das metodologias ativas aplicadas nas aulas de espanhol do EMI, que quanto menos se aplica metodologias baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades, estimula a autonomia dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13751_TB2710_14092022095535.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA EVANGELIST"
    "autor_email" => "ednaevangelista@ifpi.edu."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91509
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 2710
    "inscrito_id" => 13751
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: AUTONOMIA E DO PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓGICA"
    "resumo" => "Este artigo busca refletir as potencialidades das metodologias ativas no processo de construção da autonomia e do protagonismo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio na aprendizagem do espanhol. Considerando que as mudanças curriculares atuais exigem diferentes formas de ensinar e de aprender, em um contexto em que a tecnologia se apresenta como necessária e com potencial para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discentes. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica destacando como as metodologias ativas podem contribuir no processo de aprendizagem ativo e com autonomia entre estudantes da EPT nas aulas de espanhol por meio de metodologia ativa. Objetiva de forma geral discutir sobre a autonomia e protagonismo discente nas aulas de espanhol da EPT de nível médio, destacando as metodologias ativas que podem promover esta aprendizagem ativa e autônoma nas aulas de língua espanhola, repensando a práxis do ensino de língua espanhola na EPT de nível médio. Nesta perspectiva, com esse levantamento bibliográfico foi possível analisar as potencialidades das metodologias ativas aplicada nas aulas, subsidiadas em Freire (2005), Ramos (2008), Kuenzer (1988), Fuentes (2008), Demo (1998), Silva (2009), Bastos (2006) dentre outros. Percebe-se que as mudanças decorrentes da tecnologia sinalizam para transformações necessárias no contexto educacional possibilitando uma aprendizagem mais significativa e centrada no processo de ensino-aprendizagem do estudante, sendo as metodologias ativas um caminho em potencial para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos(as) discentes levando-se em consideração que os estudantes passam a sentir-se parte efetiva da aula. Se pode inferir diante da experiência das metodologias ativas aplicadas nas aulas de espanhol do EMI, que quanto menos se aplica metodologias baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades, estimula a autonomia dos estudantes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13751_TB2710_14092022095535.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA EVANGELIST"
    "autor_email" => "ednaevangelista@ifpi.edu."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este artigo busca refletir as potencialidades das metodologias ativas no processo de construção da autonomia e do protagonismo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio na aprendizagem do espanhol. Considerando que as mudanças curriculares atuais exigem diferentes formas de ensinar e de aprender, em um contexto em que a tecnologia se apresenta como necessária e com potencial para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discentes. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica destacando como as metodologias ativas podem contribuir no processo de aprendizagem ativo e com autonomia entre estudantes da EPT nas aulas de espanhol por meio de metodologia ativa. Objetiva de forma geral discutir sobre a autonomia e protagonismo discente nas aulas de espanhol da EPT de nível médio, destacando as metodologias ativas que podem promover esta aprendizagem ativa e autônoma nas aulas de língua espanhola, repensando a práxis do ensino de língua espanhola na EPT de nível médio. Nesta perspectiva, com esse levantamento bibliográfico foi possível analisar as potencialidades das metodologias ativas aplicada nas aulas, subsidiadas em Freire (2005), Ramos (2008), Kuenzer (1988), Fuentes (2008), Demo (1998), Silva (2009), Bastos (2006) dentre outros. Percebe-se que as mudanças decorrentes da tecnologia sinalizam para transformações necessárias no contexto educacional possibilitando uma aprendizagem mais significativa e centrada no processo de ensino-aprendizagem do estudante, sendo as metodologias ativas um caminho em potencial para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos(as) discentes levando-se em consideração que os estudantes passam a sentir-se parte efetiva da aula. Se pode inferir diante da experiência das metodologias ativas aplicadas nas aulas de espanhol do EMI, que quanto menos se aplica metodologias baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades, estimula a autonomia dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.