O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91505 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 1910 "inscrito_id" => 13826 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Este estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que reflete sobre os aspectos da tradução presentes no ensino de língua espanhola na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo descrever as categorias de tradução presentes nos textos/atividades no livro didático Cercanía Joven 1, esse livro foi adotado pela Escola de Aplicação de Petrolina destinado as aulas de língua espanhola correspondente ao primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado para esse estudo está pautado nas reflexões de Jakobson (2011), Lucindo (2006), Branco e Santos (2017). A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, pois, será apresentado uma análise do livro didático Cercanía Joven 1 e sugestões de atividades voltadas para as aulas de língua espanhola, este livro Cercanía Joven 1 faz parte da coleção de língua espanhola do 1º ano do Ensino Médio adotada pelo estado de Pernambuco e avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Dos resultados encontrados, percebe-se que muito pode ser aproveitado desse livro didático quanto aos aspectos da Tradução e o professor encontra-se munido de materiais e informações que facilite o uso deste para o melhor ensino aprendizagem da língua espanhola para a sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13826_TB1910_19092022233251.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicelima5@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91505 "edicao_id" => 256 "trabalho_id" => 1910 "inscrito_id" => 13826 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Este estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que reflete sobre os aspectos da tradução presentes no ensino de língua espanhola na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo descrever as categorias de tradução presentes nos textos/atividades no livro didático Cercanía Joven 1, esse livro foi adotado pela Escola de Aplicação de Petrolina destinado as aulas de língua espanhola correspondente ao primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado para esse estudo está pautado nas reflexões de Jakobson (2011), Lucindo (2006), Branco e Santos (2017). A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, pois, será apresentado uma análise do livro didático Cercanía Joven 1 e sugestões de atividades voltadas para as aulas de língua espanhola, este livro Cercanía Joven 1 faz parte da coleção de língua espanhola do 1º ano do Ensino Médio adotada pelo estado de Pernambuco e avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Dos resultados encontrados, percebe-se que muito pode ser aproveitado desse livro didático quanto aos aspectos da Tradução e o professor encontra-se munido de materiais e informações que facilite o uso deste para o melhor ensino aprendizagem da língua espanhola para a sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13826_TB1910_19092022233251.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:38:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicelima5@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-linguas" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 256 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-linguas" "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15" "logo" => null "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg" "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 150 "edicao_id" => 256 "codigo" => "978-65-86901-70-2" "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO """ "conselho_editorial" => """ ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n CARMEN VERÔNICA DE ALMEIDA RIBEIRO NÓBREGA (UFCG)<br />\r\n DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n FÁBIA EVANGELISTA GOMES SANTOS <br />\r\n FABRÍCIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabelê/PB)<br />\r\n JOSÉ HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf" "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:02" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }