O Livro Didático está presente nas escolas há muitos anos, e vem sendo distribuído de modo gratuito pelo Governo Federal Brasileiro, através do Plano Nacional do Livro Didático. Atualmente o livro apresenta-se como um instrumento pedagógico enxergado por profissionais da educação, pais e alunos como um material de confiança, que possui seriedade. No qual se tornou um material norteador das aulas e que a maioria dos alunos possui acesso, havendo uma necessidade de melhor aproveitamento do mesmo, pois pode exercer positivos resultados no desenvolvimento cognitivo e na educação escolar. Esta pesquisa tem por finalidade compartilhar experiências de práticas metodológicas diferenciadas que utilizaram o Livro Didático e conseguiram obter resultados para as aulas de Geografia, numa perspectiva de contribuir para no desenvolvimento das aprendizagens. Tendo como público alvo turmas do 1ª ano A e C, do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M Severino Cabral, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. Onde foi possível verificar que o Livro Didático é bastante utilizado de modo tradicional. Diante desses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois durante as experiências vivenciadas foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem.