Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O LIVRO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, PIBID Comunicação Oral (CO) TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9024
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1204
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "O Livro Didático está presente nas escolas há muitos anos, e vem sendo distribuído de modo gratuito pelo Governo Federal Brasileiro, através do Plano Nacional do Livro Didático. Atualmente o livro apresenta-se como um instrumento pedagógico enxergado por profissionais da educação, pais e alunos como um material de confiança, que possui seriedade. No qual se tornou um material norteador das aulas e que a maioria dos alunos possui acesso, havendo uma necessidade de melhor aproveitamento do mesmo, pois pode exercer positivos resultados no desenvolvimento cognitivo e na educação escolar. Esta pesquisa tem por finalidade compartilhar experiências de práticas metodológicas diferenciadas que utilizaram o Livro Didático e conseguiram obter resultados para as aulas de Geografia, numa perspectiva de contribuir para no desenvolvimento das aprendizagens. Tendo como público alvo turmas do 1ª ano A e C, do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M Severino Cabral, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. Onde foi possível verificar que o Livro Didático é bastante utilizado de modo tradicional. Diante desses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois durante as experiências vivenciadas foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_33_33_idinscrito_1109_fb011790368e027f1eaf079f930713d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTANA"
    "autor_email" => "danielasantana.1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9024
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1204
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "O Livro Didático está presente nas escolas há muitos anos, e vem sendo distribuído de modo gratuito pelo Governo Federal Brasileiro, através do Plano Nacional do Livro Didático. Atualmente o livro apresenta-se como um instrumento pedagógico enxergado por profissionais da educação, pais e alunos como um material de confiança, que possui seriedade. No qual se tornou um material norteador das aulas e que a maioria dos alunos possui acesso, havendo uma necessidade de melhor aproveitamento do mesmo, pois pode exercer positivos resultados no desenvolvimento cognitivo e na educação escolar. Esta pesquisa tem por finalidade compartilhar experiências de práticas metodológicas diferenciadas que utilizaram o Livro Didático e conseguiram obter resultados para as aulas de Geografia, numa perspectiva de contribuir para no desenvolvimento das aprendizagens. Tendo como público alvo turmas do 1ª ano A e C, do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M Severino Cabral, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. Onde foi possível verificar que o Livro Didático é bastante utilizado de modo tradicional. Diante desses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois durante as experiências vivenciadas foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_13_33_33_idinscrito_1109_fb011790368e027f1eaf079f930713d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTANA"
    "autor_email" => "danielasantana.1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O Livro Didático está presente nas escolas há muitos anos, e vem sendo distribuído de modo gratuito pelo Governo Federal Brasileiro, através do Plano Nacional do Livro Didático. Atualmente o livro apresenta-se como um instrumento pedagógico enxergado por profissionais da educação, pais e alunos como um material de confiança, que possui seriedade. No qual se tornou um material norteador das aulas e que a maioria dos alunos possui acesso, havendo uma necessidade de melhor aproveitamento do mesmo, pois pode exercer positivos resultados no desenvolvimento cognitivo e na educação escolar. Esta pesquisa tem por finalidade compartilhar experiências de práticas metodológicas diferenciadas que utilizaram o Livro Didático e conseguiram obter resultados para as aulas de Geografia, numa perspectiva de contribuir para no desenvolvimento das aprendizagens. Tendo como público alvo turmas do 1ª ano A e C, do Ensino Médio Inovador na E.E.E.M Severino Cabral, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. Onde foi possível verificar que o Livro Didático é bastante utilizado de modo tradicional. Diante desses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois durante as experiências vivenciadas foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.