Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de Odontologia da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) no período de 2007-2012, bem como avaliar o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 17.0). O desempenho acadêmico foi efetuado através do Histórico Escolar dos alunos do curso de Odontologia da cidade de Campina Grande, PB. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões relacionadas ao delineamento e a caracterização do perfil dos estudantes. Foram aplicados ao todo 100 questionários no curso de Odontologia. Os resultados apontam que os estudantes que ingressaram pelo sistema de reserva de vaga corresponde a (26,3%), os que ingressaram pela cota universal foi de (36,8%) e por transferência corresponde a (36,8%). A importância da politica de reserva de vagas é importante para 94,7% dos alunos que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas e para os alunos da cota universal corresponde a 48,9%. Cerca de 31,6% dos alunos que ingressaram pela reserva de vagas responderam apresentar dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares, enquanto os que ingressaram pela cota universal corresponde a 36,2%. Para os alunos que ingressaram pelo sistema de reserva de vaga 63,1% responderam que a renda média familiar varia entre menos de 2 a 4 salários mínimos, enquanto para os alunos que ingressaram pela cota universal esse percentual foi de 51,1% que apresentam renda entre menos de 2 a 4 salários mínimos. A média de desempenho acadêmico do curso de Odontologia foi de 7,95 para os alunos que ingressaram pelo sistema de reserva de vaga e de 8,81 que ingressaram pela cota universal. Através dessa pesquisa foi possível fazer uma leitura crítico/reflexiva sobre as mudanças necessárias na Instituição para acolher os estudantes e propor condições para que eles consigam concluir o ensino superior.