O estudo de tendências na educação matemática está ligado diretamente com a formação inicial e continuada do professor, propondo modificações, ou adaptações, do modelo tradicional de ensino. Assim, este estudo objetiva analisar e compreender as pesquisas sobre as tendências utilizadas no ensino de matemática, e sua relação com a formação de professores, produzidas pelos programas de Pós-Graduação desenvolvidas no Brasil, verificando quais tendências foram mais evocadas nas produções, haja vista que sua inserção contribui para mudança nas metodologias de ensino. O período analisado correspondeu aos anos de 2013 a 2020. Para isso, foi realizada uma busca exploratória nos principais repositórios de Teses e Dissertações Brasileiras, a qual obteve-se 25 produções. Estas tiveram uma maior concentração na Região Sul, sendo a Universidade Estadual do Paraná (UNIOESTE) a instituição de ensino superior com maior número de produções, correspondente a oito, e não se identificou produções realizadas na Região Nordeste. Após o corpus, que emergiu dessas produções ser analisado, verificou-se que as tendências mais abordadas durante as pesquisas foram: modelagem matemática, tecnologias da informação e comunicação, jogos, e etnomatemática, ficando como lacuna a ampliação e o fortalecimento de outras tendências que podem ser inseridas durante as aulas de matemática, como: resoluções de problemas, registros de representação semióticas, investigações matemáticas, história da matemática e sequências didáticas.