O presente trabalho, discute o processo de formação docente ao mesmo tempo em que demonstra o conhecimento que transcende a profissão do professor e o desenvolvimento de sua identidade profissional. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, realizado no município de Mamanguape-PB, com professoras que lecionavam nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A contribuição metodológica para essa reflexão ancora-se na Lei Nacional de Educação de 1993/1996 e nas teorias pedagógicas de Nóvoa (1995), Imbérnon (2005), Freire (1996), Tardif (2002) e Pimenta (1997). A pesquisa revelou que a profissão docente necessita de conhecimento especializado e que o conhecimento das professoras é oriundo de um processo formativo que percorre toda a vivência de atuação do profissional. Nesse sentido, suas ações e sua prática como profissional docente são pautadas pelos conhecimentos adquiridos durante o percurso da sua formação inicial, sua prática e seu processo reflexivo permanente, dito de outro modo, é na vivência docente que as professoras se constituem e assumem suas identidades.