Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO A CONSTRUIR PONTES COM AS PEDRAS ENCONTRADAS NO MEIO DO CAMINHO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS (DES)VENTURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91051
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4934
    "inscrito_id" => 18258
    "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR PONTES COM AS PEDRAS ENCONTRADAS NO MEIO DO CAMINHO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS (DES)VENTURAS"
    "resumo" => "Esse trabalho intenciona viabilizar discussões sobre a formação de professores a partir da análise do processo formativo desses, utilizando-se dos vários componentes curriculares que compõem os currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de diversas instituições do país, ao trazer à baila, o que tem servido de bases para esses componentes, assim como, para a sustentação da formação de professores da Educação Básica. Ademais, reconhece-se a fragilidade que tem pairado sobre o processo formativo de professores, à medida que se passa a refletir e compreender sobre os alicerces da formação de professores da Educação Básica. O que tem demandado o entendimento de formação continuada de professores dada no/do cotidiano escolar, permitindo que esses professores venham atuar como autores/atores do seu fazer pedagógico diário. Para tanto, conta-se com estudos de Nóvoa (1992); Candau (1999); Ferraço (2005); Oliveira (2005); Tardif (2014) e Macedo (2016). Foi realizada uma pesquisa no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro do período de 2013 a 2016, com o propósito de fazer uma análise dos resumos das mesmas. Utilizou-se como categorias de análise: escola, prática pedagógica, formações de professores, saberes, práticas cotidianas e representações sociais. Considerou-se os programas de Pós-Graduação em Educação no âmbito do ensino dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao finalizar o mapeamento, é possível perceber as contribuições de se validar um processo formativo, além daquele tradicional, já conhecido, que não tem dado conta das demandas que os fenômenos sociais têm imposto aos professores da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18258_TB4934_05122022193936.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITANA NASCIMENTO CLEOMENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ITANA"
    "autor_email" => "itananascimentocs@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91051
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4934
    "inscrito_id" => 18258
    "titulo" => "APRENDENDO A CONSTRUIR PONTES COM AS PEDRAS ENCONTRADAS NO MEIO DO CAMINHO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS (DES)VENTURAS"
    "resumo" => "Esse trabalho intenciona viabilizar discussões sobre a formação de professores a partir da análise do processo formativo desses, utilizando-se dos vários componentes curriculares que compõem os currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de diversas instituições do país, ao trazer à baila, o que tem servido de bases para esses componentes, assim como, para a sustentação da formação de professores da Educação Básica. Ademais, reconhece-se a fragilidade que tem pairado sobre o processo formativo de professores, à medida que se passa a refletir e compreender sobre os alicerces da formação de professores da Educação Básica. O que tem demandado o entendimento de formação continuada de professores dada no/do cotidiano escolar, permitindo que esses professores venham atuar como autores/atores do seu fazer pedagógico diário. Para tanto, conta-se com estudos de Nóvoa (1992); Candau (1999); Ferraço (2005); Oliveira (2005); Tardif (2014) e Macedo (2016). Foi realizada uma pesquisa no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro do período de 2013 a 2016, com o propósito de fazer uma análise dos resumos das mesmas. Utilizou-se como categorias de análise: escola, prática pedagógica, formações de professores, saberes, práticas cotidianas e representações sociais. Considerou-se os programas de Pós-Graduação em Educação no âmbito do ensino dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao finalizar o mapeamento, é possível perceber as contribuições de se validar um processo formativo, além daquele tradicional, já conhecido, que não tem dado conta das demandas que os fenômenos sociais têm imposto aos professores da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18258_TB4934_05122022193936.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ITANA NASCIMENTO CLEOMENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ITANA"
    "autor_email" => "itananascimentocs@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse trabalho intenciona viabilizar discussões sobre a formação de professores a partir da análise do processo formativo desses, utilizando-se dos vários componentes curriculares que compõem os currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de diversas instituições do país, ao trazer à baila, o que tem servido de bases para esses componentes, assim como, para a sustentação da formação de professores da Educação Básica. Ademais, reconhece-se a fragilidade que tem pairado sobre o processo formativo de professores, à medida que se passa a refletir e compreender sobre os alicerces da formação de professores da Educação Básica. O que tem demandado o entendimento de formação continuada de professores dada no/do cotidiano escolar, permitindo que esses professores venham atuar como autores/atores do seu fazer pedagógico diário. Para tanto, conta-se com estudos de Nóvoa (1992); Candau (1999); Ferraço (2005); Oliveira (2005); Tardif (2014) e Macedo (2016). Foi realizada uma pesquisa no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro do período de 2013 a 2016, com o propósito de fazer uma análise dos resumos das mesmas. Utilizou-se como categorias de análise: escola, prática pedagógica, formações de professores, saberes, práticas cotidianas e representações sociais. Considerou-se os programas de Pós-Graduação em Educação no âmbito do ensino dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao finalizar o mapeamento, é possível perceber as contribuições de se validar um processo formativo, além daquele tradicional, já conhecido, que não tem dado conta das demandas que os fenômenos sociais têm imposto aos professores da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.