De 17 a 19 de novembro de 2021 ocorreu o 1º Encontro Nacional de Negres na Matemática (EN²M). Este evento foi o primeiro a nível nacional a ter como objetivo a divulgação de trabalhos de pessoas negras no âmbito da educação matemática, matemática aplicada, história da matemática e matemática pura. Tal evento se mostra de grande importância dado a necessidade de pensar a presença de pessoas negras nessas áreas, cuja experiência historicamente foi de cerceamento e invisibilização de suas contribuições, assim como os tensionamentos possíveis produzidos nos campos em que essas pesquisas se inserem. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar o conjunto de comunicações que se referem a educação matemática das relações étnico-raciais apresentadas no 1º EN²M. Esse trabalho é de natureza qualitativa e procedemos com uma pesquisa bibliográfica. Foram mapeados cinco trabalhos dentro do recorte estabelecido e realizamos uma análise interpretativa em busca das convergências, importância das pesquisas para a área e suas contribuições para tensionar o campo de pesquisa em que se inserem. Como resultados, pontuamos a importância de tais pesquisas ao trazerem questões envolvendo cidadania, migração, educação financeira, implementação da lei 10.639/2003 nas aulas de matemática e interculturalidade. De modo geral, essas pesquisas veem a educação matemática como plataforma necessária para produção de sentidos em que pessoas negras também sejam protagonistas no processo educacional e social. Portanto, demarcamos a importância da presença de tais comunicações num evento que congregou uma diversidade de áreas científicas ligadas à matemática e à educação.