SILVA, Francisco Mário Carneiro Da. Crenças educacionais: uma categoria útil de análise. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88986>. Acesso em: 22/12/2024 22:18
Crenças, sociais e/ou religiosas, são comuns a todas as pessoas. Desde que o homem pensa, ele crer em algo – seja em seres místicos e espirituais ou em ideias e concepções sobre a realidade. Assim, crenças são tão velhas quanto se pode averiguar. Ortega y Gasset (2018) advoga que crenças não são ideias que temos, mas ideias que somos; assim, indica crenças como algo que constitui nossa identidade. A partir dessa concepção, pensando especificamente sobre crenças educacionais, vale refletir quais são as crenças que constituem a identidade profissional do pedagogo. Nessa empreitada, no entanto, é necessário averiguar se esse é um assunto investigado em pesquisas educacionais. Assim sendo, objetivo averiguar a ocorrência de pesquisas brasileiras sobre crenças na área da educação. Para tanto, proponho uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2019), de natureza exploratória (GIL, 2002). Utilizei o método Pesquisa Bibliográfica para mapear, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a incidência de estudos sobre crenças em Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Utilizei os descritores “crenças”, “pedagogia” e “educação”, com a delimitação temporal de 2016-2021 e escolha da opção “Programas de Pós-Graduação em Educação”. Encontrei 16 trabalhos: 9 dissertações e 7 teses. Dos 16, apenas 8 tratavam o conceito de crenças como categoria de estudo e/ou investigação. Os resultados parciais do presente estudo indicam pouca aderência do conceito de crenças como categoria de pesquisa em investigações brasileiras na área da educação.