A presente pesquisa apresenta conceitos sobre a temática da Educação Especial no Ensino Superior, a partir do letramento digital e o uso das Tecnologias Assistivas (TA) como suporte na educação dos alunos com Deficiência Visual (DV). O objetivo geral é abordar conceitos teóricos e metodológicos e aplicações práticas sobre a temática supracitada. Um ambiente educacional interligado a práticas pedagógicas em que se utiliza de recursos tecnológicos inclusivos como subsídio no processo de aprendizagem, estão se tornando cada vez mais fundamental nesse contexto, uma vez que o processo de evolução tecnológica vem acontecendo de forma desenfreada e os educandos precisam estar incluídos nessa evolução, já que se almeja viver em uma sociedade justa e igualitária. Metodologicamente a pesquisa vai tecer considerações sobre os conceitos a partir dos estudos bibliográficos sob a orientação dos estudos do Gil (2012) e artigos científicos sobre o tema supracitado. Sendo assim, os principais resultados constatam que cabe ao poder público a responsabilidade de proporcionar e assegurar recursos financeiros e estruturais às instituições de Ensino Superior, para que as Tecnologias Assistivas possam ser implementadas de maneira adequada às necessidades dos estudantes. Considera-se que no âmbito educacional vivencia-se um momento de reflexão e luta por direitos à educação e igualdade; ou seja uma educação igualitária e de qualidade acessível a todos.