O presente texto, de cunho bobliográfico, tem por finalidade demonstrar a importância dos conhecimentos da Filosofia (a busca pelo saber) para a formação pedagógica dos professores em formação inicial. As mudanças educacionais, com destaque para a Lei nº 13.415/2017, conhecida como reforma do Ensino Médio, deixa de tornar obrigatório o ensino de Filosofia nesta etapa da Educação Básica, sendo esta incorporada de maneira secundária ao Itinerário das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Desta forma, a política educacional vigente, que deseja o fim de uma educação libertadora, retira de nossas escolas uma importante disciplina que leva ao desenvolvimnto da capacidade crítica dos educandos. Nessa perspectiva, o contexto atual do nosso país é marcado pela ausência da reflexão, pela padronização da formação de professores onde a prática se reduz ao planejamento, à regência e à avaliação dos alunos. Por isso, a formação docente deve contemplar uma formação filosófica sólida capaz de proporcionar aos acadêmicos novos caminhos para oferecer uma educação de qualidade e comprometida com a formação humana. É de suma importância a atuação de um professor crítico e autônomo capaz de promover um ensino caracterizado pela resistência aos discursos que retiram seus direitos e calam suas vozes em todos os níveis de ensino, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Daí a importância da dimensão analítica e crítica da filosofia e de seu ensino. A reflexão filosófica contribui para criar possibilidades de pensar a nossa realidade. Portanto, entendemos que na formação inicial de professores é de suma importância o estímulo ao pensamento crítico visando uma formação emancipatória que influencia diretamente na construção da identidade docente e implicará na viabilização ou não de uma práxis educativa.