Nesta pesquisa partiremos de análise de documentos que apresentam os destinos dos recursos financeiros a educação básica brasileira, de estudos e entrevistas em dois centros de ensino público da Cidade de Parnaíba - PI, fazendo referência ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que está presente nas escolas por meio de diversos programas, por exemplo, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), focalizaremos a qualidade dos gastos públicos que toma dois rumos: um investimento que não apresenta resultados satisfatórios no processo de ensino aprendizado, este último caracterizado pela má gestão e o segundo pela própria falta de participação da comunidade escolar e social que afeta diretamente esse processo. Dados apontam que a problemática na educação brasileira não está somente na má gestão desses recursos financeiros, mas na cultura que deva ser impregnada na vida desse povo, onde a educação deva ser posta em um pedestal, concebendo a mesma como único meio pelo qual o indivíduo pode liberta-se, emancipar-se e contribuir para que o seu país cresça. Evocamos autores como ALVAREZ (2010), GENTILLI; FRIGOTTO (2011), MENEZES (2013), SAVINANI (2011) e outros para embasar nossa pesquisa