Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina.