Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS

Palavra-chaves: GEOMETRIA, METODOLOGIAS, PALITOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8670
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 4755
    "titulo" => "DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS"
    "resumo" => "Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, METODOLOGIAS, PALITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_23_29_20_idinscrito_4755_23e270bbf4ce6909cafbeb20e540e6d2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY"
    "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8670
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 4755
    "titulo" => "DIVERSIFICANDO A FORMA DE APRENDER GEOMETRIA NA EJA: A LÓGICA DOS PALITOS"
    "resumo" => "Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, METODOLOGIAS, PALITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_11_2014_23_29_20_idinscrito_4755_23e270bbf4ce6909cafbeb20e540e6d2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY"
    "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Atualmente, inúmeras metodologias são usadas no ensino de Matemática. A necessidade faz com que o ensino deixe de ser totalmente mecânico e passe a ser pautado sobre uma nova ótica, isso não significa dizer que o método tradicional tenha que deixar de existir, ele deve ser aprimorado. Pretende-se com esta proposta investigar se o uso de materiais concretos (palitos) influencia de forma positiva o processo de aprendizagem em Matemática. As atividades propostas foram executadas durante duas semanas em uma escola localizada na zona urbana de Nazarezinho - PB com uma turma do 2° Ano do Ensino Médio na modalidade EJA. Em um primeiro momento apresentamos aos alunos desafios que envolvessem apenas quadrados, para resolvê-los era necessário à manipulação de palitos (mover ou retirar), posteriormente foram apresentados aos mesmos, desafios envolvendo outras figuras geométricas e a partir das manipulações feitas pelos alunos eram explorados conceitos básicos de Geometria. A atividade com palitos pode possibilitar ao aluno maior autonomia, dinamismo, trabalho em grupo, autoconfiança e uma aprendizagem significativa. É Perceptível, que tais atividades demonstram o quanto os educandos sentem a necessidade de que a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica, quando esta passa a ser abordada além do quadro negro e giz, desperta nos educandos novas formas de aprendizado. O interesse em aprender aumentou significativamente como consequência o bom rendimento na disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.