Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9014
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2081
    "inscrito_id" => 2963
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_49_23_idinscrito_2963_fafa1800a2ed6dc68cc9ada0b4cd1b62.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9014
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2081
    "inscrito_id" => 2963
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_49_23_idinscrito_2963_fafa1800a2ed6dc68cc9ada0b4cd1b62.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.