A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio.