O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9014 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 2963 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO" "resumo" => "A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_49_23_idinscrito_2963_fafa1800a2ed6dc68cc9ada0b4cd1b62.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA" "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9014 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 2963 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO" "resumo" => "A disciplina de Sociologia é obrigatória nos três anos do Ensino Médio, podendo ser investigada no processo de ensino por meio não só do conteúdo teórico proposto pelos currículos e projetos pedagógicos escolares, mas com o apoio das tecnologias da informação e da comunicação como suporte para construção do conhecimento. Diante dessa premissa é objetivo deste artigo analisar o ensino de Sociologia mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de forma específica reconhecer o contexto pedagógico, didático e metodológico desenvolvido na disciplina através das tecnologias, verificando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares, além de caracterizar as TIC e investigar como o ensino de Sociologia pode ser mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. Este artigo baseia-se numa pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico. Trata-se do trabalho final da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica, do Mestrado em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico a pesquisa foi fundamentada com os autores que referenciam o ensino da sociologia, a exemplo de FERNANDES (1977) COSTA (2005) e IANNI (2011). Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação nos apropriamos das ideias de CASTELLS (1999), ALMEIDA (2005) e SUANNO (2008), além de DWYER (2010) que aborda o ensino de sociologia mediado pelas TIC, onde correlata com o pensamento de Vygotsky analisado por Maria Vanessa Rosa Suanno quando fala do sujeito e sua transformação através da interação social com o outro e com o meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_49_23_idinscrito_2963_fafa1800a2ed6dc68cc9ada0b4cd1b62.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA" "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }