as políticas educacionais destinadas aos alunos que compõem a Educação de Jovens e Adultos – EJA nem sempre são as mais adequadas se pensarmos na eficácia relacionada ao ensino-aprendizagem. Na maior parte das experiências que vivenciamos, percebemos que este público é considerado improdutivo por muitos docentes, já que não possui meios de acompanhar o ensino tradicional. Com vistas ao desenvolvimento cognitivo destes discentes, explanamos, neste trabalho, uma experiência didática voltada à leitura e à escrita, com vistas a proporcionar ao alunado de EJA noções básicas sobre a Língua Portuguesa, bem como uma aprendizagem mais concreta do ponto de vista escolar. Deste modo, buscamos mostrar um experimento dinâmico, específico e cuidadoso que visa a obtenção de conhecimento e possa ajudar estes alunos a se interessarem mais pelas aulas de Português. Esta sequência didática foi aplicada em uma escola municipal de Campina Grande – PB, em uma turma de sétimo ano. Para tornar possível a elaboração deste material, utilizamos teorias referentes aos diversos saberes pedagógicos como Pereira (2009), que chama atenção para o ensino de Língua Portuguesa; Haydt (2006), que trata da organização do processo didático, entre outros. Esta experiência nos proporcionou surpresas benéficas, pois vimos que os alunos de EJA, mesmo sentindo dificuldade, gostam de ser desafiados. Com esse resultado, podemos refletir acerca do que vem sendo feito para melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos e, encontrando os problemas, buscar formas de resolvê-los.