SANTOS, Rafael Henrique Trajano et al.. Onbmep. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90760>. Acesso em: 22/12/2024 13:54
Com ênfase na promoção da cultura de Olimpíadas de Matemática, foi realizado o projeto intitulado “ONBMEP”. O nome do projeto faz uma clara menção à sigla OBMEP, que significa Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e acrescenta a inicial "ON" para fazer referência ao uso das ferramentas digitais, bem como utilizar uma linguagem atualizada e convidativa ao público jovem a qual se destinou a proposta. O objetivo deste trabalho está pautado na importância da realização do certame através da mobilização dos professores nas escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, incentivando e desenvolvendo ações que identifiquem novos talentos de Matemática e aproximando os estudantes de conquistas na olimpíada. A prática consiste no esforço integrado da equipe técnica da GRE e dos professores de suas 91 escolas jurisdicionadas. Promovemos, por meio de vídeos divulgados em redes sociais, uma ação integrada dos professores, resolvendo questões da OBMEP e convidando os alunos a assistir tais vídeos e interagir através das ferramentas disponíveis nos meios digitais. Paralelamente à produção e divulgação dos vídeos nas escolas produzimos listas de exercícios contendo questões da OBMEP, cuja finalidade era resolvê-las em sala de aula, a fim de desmistificar a ideia de que os problemas de olimpíadas de Matemática são inacessíveis e de dificílima resolução. Por meio de uma didática construtivista e utilizando recursos físicos, softwares dinâmicos de Matemática (Geogebra) e edição de vídeo, conseguimos despertar o interesse dos estudantes para resoluções de problemas de olimpíadas, bem como uma troca de experiências por meio das diferentes abordagens didáticas apresentadas durante a realização do projeto em prática.