Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de professores e tem o objetivo de refletir sobre os desafios da formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais. Considerando a abrangência da formação do professor que ensina nos anos iniciais, os conhecimentos científico e matemático têm exigido um novo olhar para esta formação frente aos desafios da contemporaneidade. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nos principais periódicos científicos sobre o ensino de Ciências e Matemática, que favoreceu o levantamento de trabalhos realizados nos últimos dez anos, com foco na formação do professor que ensina nos anos iniciais. A elucidação dos elementos necessários para a análise dos dados produzidos se deu pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados revelaram a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais, visto que ainda é muito tímido o número de pesquisas que investigam esse contexto. Verificou-se, ainda, que a formação polivalente do professor dos anos iniciais apresenta desafios para a superação da prioridade que se dá aos aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos a serem ensinados. O estudo aponta para a necessidade de propor novas organizações nos cursos de formação para professores dos anos iniciais, especialmente quanto ao tempo e currículo para o ensino de Ciências e Matemática, ainda tão negligenciado no processo formativo.